Recicla Ourinhos sedia encontro de catadores da região de Campinas

A Cooperativa Recicla Ourinhos recebeu no último dia 09 a visita de mais de 200 catadores da região de Campinas que vieram conhecer de perto o trabalho dos catadores da cidade, em parceria com a prefeitura municipal. Estiveram presentes representantes das cidades de Itu, Barueri, Diadema, Itapira, Leme, Valinhos, Araraquara, Americana, Piracicaba, Rio Claro, Campinas e Charqueada. O encontro teve como objetivo levar para a região a qual representam a experiência de sucesso da cidade de Ourinhos na questão da coleta seletiva e da inclusão dos catadores de materiais recicláveis, que é reconhecida nacionalmente e premiada pela Presidência da República com o título de “Cidade Pró-Catador”. Durante todo o dia foram realizadas oficinas e palestras que enfocaram diversos temas, como a formalização de contratos entre as cooperativas e o poder público.

A mesa de trabalhos do evento foi composta pela prefeita Belkis Fernandes; pela presidente da Recicla Ourinhos, Matilde Ramos; pelo Superintendente da SAE, Haroldo Maranho; pelo Secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Diógenes Correa Leite; pela assistente social da SAE, Kelly Bordinhon, pela secretária de Assistência Social, Maria Aparecida Finotti; pelo diretor de Meio Ambiente da cidade de Salto Grande, Leandro Henrique Yoneda Guskuma; e pela representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Maria Monica da Silva.

Abrindo os discursos, o Secretário Municipal de Meio Ambiente disse que é gratificante ver o esforço de tantos anos de trabalho dos catadores ser reconhecido. Segundo ele, foram muitos anos de luta para Ourinhos ser considerada hoje uma referência na questão da reciclagem, mas os trabalhos não param. “Vamos lutar para conseguir formalizar o plano de resíduos municipal, a Secretaria de Meio Ambiente está junto nessa luta”, declarou Diógenes Correa Leite.

A Secretária de Assistência Social, “Cidinha”, falou do orgulho por ter participado da evolução do trabalho dos catadores na cidade. “A Assistência esteve presente desde o início, participou do nascimento da Recicla Ourinhos e de muitos momentos importantes. Hoje é uma felicidade muito grande ver que vocês (catadores) conquistaram autonomia e conseguiram chegar a um patamar de referência para outros municípios do país”.

A anfitriã do evento, Matilde Ramos, deixou um recado aos companheiros catadores enfatizando que a persistência é o caminho para fazer valer os seus direitos e alcançar a devida valorização junto ao poder público. “Nós somos um exemplo de que a parceria com o poder público é possível, mas para isso vocês têm que se organizar, têm que bater direto na porta da prefeitura e cobrar reuniões para conseguir formalizar o seu contrato de trabalho pelos serviços prestados ao município. Ver hoje neste evento a presença de diversas autoridades municipais é sinal de reconhecimento pelo trabalho que a Recicla Ourinhos vem desenvolvendo na cidade. Conseguimos sair do lixão e fazer história”.

A prefeita Belkis Fernandes destacou a importância de todos os parceiros que estiveram envolvidos na história da Recicla Ourinhos nos seus 10 anos de história, entre eles a UNESP e o Banco do Brasil e concordou com Matilde ao afirmar que os gestores públicos precisam ser mais instigados a participar das ações em prol dos catadores e da coleta seletiva. “Vocês (catadores) precisam provocar os gestores, secretários para conquistar o seu merecido espaço. Espero que todos saiam dessa experiência em Ourinhos mais motivados e com esperança para mudar a realidade em suas respectivas cidades”.

Em nome de todos os catadores presentes, a representante do MNCR (Movimento Nacional de Catadores), Maria Monica, disse que é sempre um orgulho estar em Ourinhos e aprender com a cidade que hoje representa o país no quesito coleta seletiva. “Parabéns Recicla Ourinhos e prefeitura pelo contrato de trabalho firmado que hoje é um dos melhores do Brasil, uma referência para todos nós. Os catadores de Ourinhos são um exemplo de que não podemos desistir jamais dos nossos sonhos, sabemos que é difícil chegar a esse patamar, mas temos que fazer as prefeituras cumprirem o que determina a Lei de Resíduos. Nós prestamos serviços à sociedade e precisamos ser remunerados. Por isso, é importante aproveitarmos cada minuto dessa nossa estadia em Ourinhos para agregar conhecimento e aplicá-lo em nossa cidade e região”.