NOTA À IMPRENSA - Isto é a Rio + 20?

Em Nome da Rio + 20 o Prefeito Eduardo Paes cometerá o Genocidio de 1896 Famílias

O Conselho de Lideranças dos Catadores e Catadoras do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho vem expressar sua profunda indignação com a forma como os/as catadores/as estão sendo tratados no processo de fechamento do Aterro de Gramacho.

Catadores e catadoras de Gramacho trabalham no Aterro e contribuem para ampliar a sua vida útil, retirando dos resíduos que chegam cerca 200 TONELADAS DIÁRIAS DE MATERIAIS REAPROVEITÁVEIS OU RECICLÁVEIS há mais de 30 anos. É o equivalente lixo produzido em uma cidade de 400 mil habitantes. A economia gerada com esse trabalho garante o sustento de mais de 15 mil famílias do aterro e do seu entorno.

Há mais de um ano e quatro meses discutimos a criação de um Fundo de Apoio aos Catadores/as e outras ações. Durante esse período, a Prefeitura do Rio de Janeiro e a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) nunca se dispuseram a sentar à mesa para discutir e ajudar a colocar em prática o Fundo e estas ações.

Hoje, vemos pessoas dando várias informações desencontradas à imprensa, que falam que estamos tendo acesso a cursos de formação, a recursos e a outras ações de apoio, além de dizerem que nos pagarão os recursos do Fundo após nos organizarmos.

Informamos a sociedade do Rio de Janeiro que, até o momento, NÃO RECEBEMOS NADA. Queremos ser informados para quem foram dados os cursos e outros apoios que foram divulgados. Com certeza não foi para os catadores e catadoras de Gramacho.

Às vezes nos perguntamos se essas informações são jogadas na imprensa porque as pessoas não sabem o que está acontecendo ou se isso é feito para tentar jogar os catadores uns contra os outros.

 

CONSELHO DE LIDERANÇAS DOS CATADORES E CATADORAS DO ATERRO METROPOLITANO DE JARDIM GRAMACHO