Movimentos sociais realizam 1ª Conferencia Livre de meio ambiente em Osasco-SP

Movimentos sociais realizaram no dia 12 de Junho a 1

ª Conferência Livre de Meio Ambiente de Osasco e Região no auditório da Universidade Federal do Estado de São Paulo, campus Osasco. O evento contou com a presença de cerca de 150 pessoas e discutiu a gestão de resíduos sólidos e impacto dos incineradores de lixo ao meio ambiente e a sociedade.

Entre os palestrantes esteve presente o especialista em resíduos sólidos Dan Moche

Já a pesquisadora e professora

Gutberlet

da Universidade de Victória, Canadá,

abordou os impactos sociais causados pela adoção de incineradores de lixo que causaria a eliminação de postos de trabalho nas cooperativas de catadores. “São necessários

211 postos de trabalho em cooperativas para processar 10.000 toneladas de materiais processadas ao ano. No caso de um incinerador é gerado 1 emprego a cada 10 mil toneladas de materiais incineradas” frisou.

Já o representante do Movimento Nacional dos Catadores, Roberval Prates Reis, compartilhou sua experiências em viagem a França, entre os dias 03 e 08 de junho, em uma delegação de catadores brasileiros que prestaram assessoria a consórcios de municípios franceses para a gestão dos resíduos. “Imaginem só, nos aqui do Brasil estamos ensinado os países risco a forma de tratar do lixo e gerar trabalho e renda para as pessoas pobres. Nós precisamos nos valorizar, nós podemos ensinar os países riscos sim”, declarou. Segundo Roberval, a França, países com maior número de incineradores no mundo, quer mudar seu modelo de gestão de resíduos e trabalhar a geração de renda por meio da economia solidária. Segundo ele, com a crise na Europa a manutenção dos incineradores se tornou insustentável e as empresas não conseguem cumprir seus contratos de geração de energia.

Os municípios de Osasco, Barueri, Carapicuíba e Santana de Parnaíba, correm o risco de ver a incineração de resíduos se desenvolver como alternativa de gestão, apesar de onerosa e insustentável, difícil de ser justificada com os imperativos ecológicos e sociais do século XXI.

Nesse contexto a sociedade civil organizada fez uso da Conferência Livre, etapa preparatória da 4ª Conferencia Nacional de Meio Ambiente, para debater o tema da gestão de resíduos nos municípios e alternativas de destinação trazendo especialistas de diversas áreas, além de dados técnico-científicos que possam esclarecer a população a buscar as melhores escolhas.