Mobilização de catadores da zona leste de São Paulo

Catadores de materiais recicláveis da Zona Leste de São Paulo realizaram ação na AMLURB, autarquia responsável pelos resíduos sólidos na cidade, para cobrar a liberação de um galpão de triagem que atenderá a três grupos de catadores da região. A alguns meses o espaço vem sendo prometido aos catadores, mas a liberação aguarda tramites burocráticos da Prefeitura.

A proposta é que o espaço atenda cerca de 70 catadores e catadoras de materiais recicláveis que trabalham em grupos distintos, entre os quais, a Cooperativa Filadélfia, ligada a Rede Cata Sampa, além dos grupos de catadores individuais Cooper Coreji e Associação Coreji.

O grupo de catadores acompanhados de membros do Comitê da Cidade/MNCR foram recebidos pelo Diretor da Amlurb, Tadeu Pais, que explicou o processo de liberação do espaço junto a Prefeitura, Comitê de APAs, além de questões administrativas da autarquia.

Os catadores saíram do prédio da Amlurb com a promessa de que as questões sejam resolvidas em até 15 dias, mas também planejam nova ação caso os acordos não sejam cumpridos.