Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Lutar, criar, Reciclagem Popular!
Ferramentas Pessoais
Acessar
This is SunRain Plone Theme
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Blog Sudeste / Minas Gerais realiza encontro Estadual da categoria

Minas Gerais realiza encontro Estadual da categoria

por mncr — última modificação 18/03/2011 16h27
Catadores lançaram manifesto contra incineração
Minas Gerais realiza encontro Estadual da categoria

Apresentação dos trabalhos em grupos

Catadores ligados ao MNCR em Minas Gerais realizaram no dia 13 de Maio o Encontro Estadual da categoria na cidade de Betim. Estiveram presentes cerca de 130 catadores representantes de  diversas regiões do Estado. O evento discutiu a remuneração aos catadores pelos serviços prestados aos municípios mineiros, a previdência social e PL para incluir a categoria entre os segurados especiais, além da questão da incineração de resíduos sólidos.

 

Participaram dos debateram os representantes do Ministério Público Estadual de Minas Gerais, representante da organização internacional de mulheres WIEGO, Fundação Brando do Brasil e Pastoral de Rua de Belo Horizonte.

 

Ao final do encontro os catadores redigiram declaração final do encontro, denominada “Carta de Betim”:

Betim, Minas Gerais, 13 de maio de 2010

 

web-encontro-estadual-MG-2010-(4).jpgNós, catadores de materiais recicláveis, reunidos em Betim-MG, no dia 13 de maio de 2010, para participar do Encontro Estadual do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, realizado pelo MNCR em parceria com a Fundação Banco do Brasil, por meio dos projetos CATAFORTE FBB/TEM e a Cooperação Técnica ao MNCR da UNESCO/MDS, deliberamos que:


•    Em relação à política de incineração discutida para ser implantada em alguns municípios do Estado de Minas Gerais os catadores se colocam terminantemente contra e assumem o lema: Coleta Seletiva – Sim! Incineração – Não! e;  se comprometem a buscar informações sobre o tema.


•    Em relação ao Projeto de Lei que está sendo construído para requerer aposentadoria especial para os catadores (por 25 anos de trabalho), os catadores se colocam a favor e apóiam o MNCR nesse causa, incluindo concordar com o não  pagamento retroativo de contribuição e com a aposentadoria compulsória para quem já tem 60 anos. Bem como firma o compromisso de apoiar que os companheiros que tenham condições já comecem a contribuir;


•    Defendemos a remuneração pelos serviços prestados pelos catadores.

 

 


Assinam: Catadores de Materiais Recicláveis dos Municípios mineiros de João Molevade, Nova Era, Belo Horizonte, Betim, Juatuba, Coronel Fabriciano, Papagaios, Ibirité, Brumadinho, Poços de Caldas, Governador Valadares, Itapecerica, Contagem, Itaúna, Conselheiro Lafaiete, Timóteo, Igarapé, Carlos Chagas, Carmo do Cajuru, Juiz de Fora, Arcos, São Gonçalo do Pará, Mateus Leme e Oliveira,  reunidos no Encontro de Betim-MG



 

registrado em:

Navegação