MG: Lideranças de Catadores planejam CATAFORTE 3

Cerca de 60  lideranças dos empreendimentos de catadores de materiais recicláveis  ligados à Rede Cataunidos , técnicos  Insea e coordenação do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) estão reunidos, hoje (12),  na  Casa das Irmãs Sacramentinas no Bairro Dom Cabral em Belo Horizonte. O encontro objetiva fortalecer a articulação das associações e cooperativas, tendo em vista o planejamento e as estratégias de ações para o

Projeto Cataforte 3 – Negócios Sustentáveis em Rede

é uma ação em parceria  da Secretaria Geral da Presidência da República, dos Ministério do Trabalho e Emprego (M.T.E) e de Meio Ambiente (M.A.) ,  da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) , do Banco do Brasil (BB) , do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES e da Petrobrás.  O projeto pretende fortalecer o trabalho as entidades de catadores para o trabalho da coleta seletiva junto às prefeituras, comercialização do recicláveis  e o atendimento às demandas da logística reversa .

MOMENTO DE MOTIVAÇÃO

Motivação da casa cheia. Luiz Henrique da Silva, membro da coordenação do MNCR manifestou sua satisfação com presença dos  catadores. “É bom ver o grande número de companheiros e  cooperativas presentes”, declarou Luiz.  Vislumbrando 2014, o coordenador do MNCR projetou “ vejo com otimismo nosso trabalho para o próximo ano”.

Para Cleide Maria Santos Vieira da Cooperativa de Materiais Recicláveis de Ribeirão das Neves (Comarin), o encontro marca a conquista do que foi batalhado. “Vai melhorar para os cooperados com a aquisição de equipamentos e com a nossa melhor atuação na cidade”, opina Cleide.  Em relação às perceptivas,  ela deseja que tudo o planejado se torne realidade.  “Que as coisas saiam do papel e virem realidade”,  declara.

Conquista é a palavra que Hamilton Márcio Amaral da Cooperativa Regional de Trabalho e Reciclagem (CRTR)  de Juatuba  define esta fase do Cataforte 3 para os catadores. “ Teremos um  maquinário melhor e de qualidade e a possibilidade de crescimento com inserção de novas pessoas ”,  comemora. A investida do Cataforte propiciará avançar na melhora da reciclagem. “Nossas condições de produção e  triagem  contribuem para um momento positivo da negociação e de conquista de novos parceiros ampliam-se”,  constata o catador Hamilton.

O momento é de integração. José Lauro Moreira, catador da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis e Reaproveitáveis de Ouro Branco (ASCOB), considera que o Cataforte  une associações e cooperativas. “Nossa força se amplia para a atuação, ao mesmo tempo que reforça o  trabalho de todas os empreendimentos de catadores.”

A REDE CATAUNIDOS

A Rede Cataunidos é formada pelas associações e cooperativas da Região Metropolitana de Belo Horizonte (R.M.B.H.),  Centro Oeste e Estrada Real. Integram a Cataunidos, os projetos Reciclando Oportunidades, Cataforte 3 e Cataunidos Petrobrás.

Matéria produzida por Antônio Coquito, jornalista e assessor de comunicação do Insea.