Manifestações em 20 cidades mineiras denunciam incineração de lixo

admin
Publicado 22/07/2021 18:05 Última modificação 26/09/2021 16:40

Manifestações mais de 20 cidades em Minas Gerais reuniram ambientalistas, catadoras e catadores de materiais recicláveis no dia 21 de julho em uma jornada de luta contra o edital do Ministério do Meio Ambiente que induz a rota da incineração de lixo para consórcios de municípios mineiros. O programa Lixão Zero, lançado pelo ex-Ministro Ricardo Salles, afastado por denuncias de corrupção, conta com orçamento de R$ 100 milhões para financiamento de usinas de seleção mecanizada, sem segregação na fonte, ou seja, sem coleta seletiva e edução ambiental. O dinheiro é oriundo de multas ambientais do Ibama contra a mineradora Vale pelo desastre ambiental no município de Brumadinho.

Para integrantes do MNCR, a produção de CDR (Combustível Derivado de Resíduo) é só um modo de disfarçar a intenção de queimar os resíduos, prática altamente poluidora, além de não implementar a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A categoria denuncia também de o edital de contratação das usinas não cita em momento algum o trabalho realizado pelos catadores.

Dezenas de organizações da sociedade tem se reunido para defender a suspensão imediata do edital e sua revisão para que fique de acordo com a lei 12.305/2010. No entanto, o Governo de Minas Gerais se exime de responsabilidade alegando que o edital é de responsabilidade do Governo Federal.

Fotos