Encontro de Mulheres Catadoras promove troca de experiências com outros movimentos sociais

mncr
Publicado 29/09/2015 14:35 Última modificação 22/10/2015 13:39

A cidade de Osasco sedia entre os dias 25 e 26 de setembro o 1º Encontro Estadual de Mulheres Catadoras de Materiais Recicláveis que reúne cerca de 400 trabalhadoras de 70 cidades do Estado de São Paulo. O evento tem o objetivo de trocar experiências profissionais e aprendizado sobre direitos e protagonismo feminino a frente de empreendimentos solidários como cooperativas e associações.

Foram convidadas para atividades de grupo militantes de outros movimentos sociais, entre os quais, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Coletivo Impulsionador da Marcha das Mulheres Negras, Rede de Economia Solidária, Wiego, entre outros. As catadoras também realizaram oficinas sobre diversidade sexual, genocídio da população negra, divisão do trabalho nas cooperativas, além de oficinas para homens sobre gênero. Saúde, violência doméstica, educação e economia solidária também serão temas presentes nesse primeiro Encontro.

Reconhecimento profissional é um dos temas abordados nos debates de rodas de discussão, nas quais as catadoras compartilham experiências de contratação bem sucedidas em seus municípios com suas outras trabalhadoras que ainda não tiveram experiência de contratos ou estão em processo de organização da cooperativa local.

No sábado as trabalhadoras realizaram uma manifestação púbica pelas ruas de Osasco com objetivo de sensibilizar a população e dar visibilidade aos avanços e reivindicações da categoria, além de chamar atenção para a necessidade de igualdade de diretos entre homens e mulheres.

Vejam mais fotos

Leia a Carta Final do Encontro Estadual de Catadoras