Coleta seletiva é tema central do I Seminário dos Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória

Aconteceu o I Seminário dos Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória no auditório da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES). O evento, que foi realizado pela Rede de Economia Solidária dos Catadores Unidos do Espírito Santo (Reunes) em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória, conta com a participação de catadores de vários municípios do estado que discutem a coleta seletiva e o protagonismo dos catadores na efetivação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Segundo a representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e catadora mobilizadora do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea), Maria do Carmo Cantilho, o seminário é um passo para fortalecer as associações e unir a categoria, que precisa ser valorizada diante da população e dos governos. “Para avançar, precisamos trabalhar todos juntos, precisamos cada vez mais de capacitações e de acompanhamento. Cada um tem que fazer sua parte: os governos, os catadores e a sociedade. Mas, em vista de anos passados, hoje estamos no céu”, disse.

O seminário contou com a presença de gestores da Prefeitura de Vitória que reforçaram a importância do catador no processo de gestão e tratamento dos resíduos sólidos. “Sem a participação dos catadores, não alcançaremos as metas definidas na Política Nacional de Resíduos Sólidos. O trabalho dos catadores gera valor para a sociedade”, disse o secretário municipal de Serviços, Fernando Rocha.

O secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling, também ressaltou a valorização dos catadores “Esse evento demonstra a importância que essa categoria tem para a cidade e para o planeta. Não podemos falar em desenvolvimento sustentável sem falar na atuação dos catadores”, disse.

O seminário acontece até às 18 horas. Estão sendo debatidas as ações de desenvolvimento planejado e sustentável e avanços na coleta seletiva em Vitória. Além dos representantes da Prefeitura de Vitória, está presente a promotora pública Isabela Cordeiro de Jesus.

A organização do seminário contou com a participação, além da Prefeitura de Vitória e da Reunes, das associações Ascamare e Amarivi, integrantes da rede Reunes, do Insea e do MNCR.