Catadores realizam reunião com Grupo Pão de Açúcar

Catadores de materiais recicláveis ligados ao MNCR realizam no dia 18 de dezembro uma reunião com representantes do Grupo Pão de Açúcar, proprietário de redes de supermercados Extra, Pão de Açúcar, Assaí e outras. O objetivo da reunião foi negociar o retorno da coleta seletiva nos pontos de entrega voluntária que funcionam a muitos anos na lojas do supermercados do Grupo. Recentemente a empresa mudou o gestão da coleta que a 14 anos era realizada em parceria com as cooperativas de catadores e a empresa BR+10, passou a ser gerida pela empresa Triangulo usando um modelo colombiano de gerenciamento onde a empresa comercializa os recicláveis em proveito próprio.

Com a mudança dezenas de cooperativas de catadores que a muitos anos fazem a coleta nas lojas tiveram uma queda drástica no volume de material e teriam que dispensar cooperados. A coleta na loja também dispunham de cooperados que trabalhavam diretamente no ponto de entrega de recicláveis, nas lojas, que ficariam sem trabalho.

Os catadores analisaram conjuntamente com o representante do Grupo Pão de Açúcar, Paulo Pompilio, que foi um erro da empresa mudar o modelo de gestão sem dialogar com os catadores. Paulo Pompilio deve dialogar internamente com o GPA e espera que a situação seja resolvida rapidamente. Busca ainda ampliar a parceria com os catadores contratando diretamente as cooperativas de catadores para realizar o serviço sem a necessidade de uma empresa intermediária.

13 anos de trabalho

O Pão de Açúcar foi a primeira rede de varejo a disponibilizar pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis (papel, plástico, metal, vidro e óleo de cozinha usado) em suas lojas. Numa parceira firmada em 2001 com a Unilever, foram criadas as Estações de Reciclagem onde os consumidores poderiam entregar seus recicláveis para destinação correta para a reciclagem. A iniciativa deu certo, pois tinha o suporte de cooperativas de catadores que coletavam o reciclável na lojas e destinavam os resíduos corretamente retornado-o para a cadeia produtiva. Desde sua criação, as 127 estações espalhadas por todo o Brasil, presentes em 31 municípios dos Estados de São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Goiás  e Distrito Federal, já arrecadaram 75 mil toneladas de recicláveis. Só em 2013, foram coletadas 10,9 mil toneladas de materiais. Além de reduzir o impacto no meio ambiente, uma vez que a ação dá a destinação correta a tudo o que é coletado, o programa beneficia também 38 cooperativas de catadores parceiras, promovendo a inclusão social e a geração de renda para mais de 6000 pessoas que são beneficiadas direta e indiretamente.