Catadores participam de lançamento de cadastro de cooperativas

Integrantes do MNCR em São Paulo participaram do lançamento do Cadastro de Entidades de Catadores de Materiais Recicláveis no dia 28 de Fevereiro e lembraram o Dia Mundial dos Catadores no dia 1º de março.  O Cadastro é resultado de uma reivindicação do MNCR e primeira medida do Governo Estadual de São Paulo para implementar a Política Nacional de Resíduos Sólidos e incluir os catadores e suas organizações na gestão dos resíduos.

Assista ao video:

Além de lembrar do Dia Mundial dos catadores o catador Roberto Laureano também reiterou a posição contrária do MNCR em relação a adoção de tecnologias de incineração de resíduos. “Todas essas oportunidades que conseguimos com a Política Nacional de Resíduos podem vir por água abaixo se foi adotada a incineração. Mais uma fez colocamos publicamente nossa posição e pedimos o apoio do Secretário (de meio ambiente) ao Não à Incineração e sim a contratação (das cooperativas)” declarou Roberto.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, o Cadastro tem como objetivo apoiar as atividades de reciclagem, coleta seletiva e a melhoria na destinação final de resíduos sólidos, além de conhecer melhor as entidades do setor. Esse apoio poderá incluir capacitação, financiamento de equipamentos, suporte à formalização e constituição jurídica das entidades, bem como o desenvolvimento de outros projetos.

Além do Secretário de Meio Ambiente, Bruno Covas, também participou do evento o Secretario de Relações do Trabalho, Carlos Ortiz, que prometeram trabalho conjunto das duas secretarias no apoio as cooperativas.  O MNCR formou um grupo de trabalho dos catadores para acompanhar as ações do Governo  do Estado e construir conjuntamente as políticas públicas de inclusão social da categoria.

 

Mais Informações em: www.ambiente.sp.gov.br/cadec