No date

Catadores e servidores públicos unidos contra a incineração do lixo

O MNCR participou hoje, dia 22 de junho, de ato unificado com os servidores públicos municipais de São Bernardo do Campo que lutam por salários e plano de carreira para a categoria. Com o lema “Não incinerem nossos direitos”, o Sindicato da categoria está mobilizado, juntamente com os catadores, na luta contra a implantação de um incinerador de lixo no ABC.

 

No ato de hoje os catadores da região do ABC prestaram sua solidariedade a luta dos municiparios e juntos gritaram não à incineração do lixo, contra as privatizações no serviço público e por melhores condições de trabalho em São Bernardo do Campo.

 

Após o protesto em frente a Prefeitura de S. Bernardo do Campo foi a vez da Câmara de Vereadores que teve sua plenária tomada por manifestantes que exigiram que não seja aprovado a proposta de plano de carreira para os servidores como quer o Prefeito Luiz Marinho. O poder público foi vaiado, assim como o projeto de incineração do lixo previsto para a cidade.

 

Em São Paulo

 

No dia 20, catadores da cidade de São Paulo participaram de seminários de lançamento do Projeto Lei 102/2011, de autoria do vereador Ítalo Cardoso, que institui uma Política Municipal de Resíduos Sólidos para São Paulo. No evento os catadores do MNCR exigiram que seja incluída a remuneração dos catadores pelos serviços de coleta seletiva prestado ao município, assim como a derrubada do veto ao PL 774/2007 aprovado no ano de 2009, mas vetado pelo Prefeito Gilberto Kassab.

 

O PL previa o pagamento aos catadores pelos serviços de coleta seletiva e o controle social sobre o Programa de coleta seletiva.