Catadores de Campinas lutam pela contratação e por direitos iguais!

Catadores de materiais recicláveis da cidade de Campinas, em São Paulo, aderiram a mobilização nacional pelo pagamento por serviços prestados e marcharam pelas ruas da cidade com faixas, cartazes e bandeiras exigindo seus direitos. Participaram a mobilização cerca de 3 cooperativas da cidade, além de militantes do MNCR de outras cidades da grande São Paulo, apoiadores e estudantes da Unicamp.

A mobilização foi iniciativa do Comitê Regional de Catadores de Campinas em conjunto com o Fórum Lixo e Cidadania de Campinas. A manifestação partiu da Estação Cultural e fez uma parada na Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, onde os catadores tentarem ser recebidos pelo secretario Arnaldo Salvetti, mas não foram recebidos no local.

A categoria reclama que são ignorados pelo poder público municipal que deveria contratar as cooperativas de catadores para realizarem o serviço de coleta seletiva e destinação correta dos resíduos. Hoje apenas uma cooperativa recebe para realizar esse trabalho, no entanto, Campinas possui cerca de 13 outras cooperativas que fazem o mesmo serviço sem receber nada por isso.

A manifestação prosseguiu pelas ruas da cidade até a Prefeitura de Campinas, onde os catadores entoaram gritos de ordem, cantos e apitaço para chamar atenção das autoridades para sua causa.

Os catadores reivindicaram ser recebidos pelo Prefeito Jonas Donizette(PSB), mas o mesmo não se encontrava na Prefeitura. Foi acordado entre os manifestantes os gestores públicos um prazo de 10 dias para que a questão da contratação das cooperativas seja revolvida. Caso contrários os catadores prometeram voltar as ruas e continuar exigindo seus direitos.

 



Catadores de materiais recicláveis na porta da Prefeitura de Campinas#reciclagempopular #coletaseletiva #catadores


Posted by Mncr- Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis on Segunda, 14 de dezembro de 2015






Manifestação por pagamento por serviços das cooperativas de catadores


Posted by Mncr- Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis on Terça, 15 de dezembro de 2015