Catadores criam Secretaria do MNCR em MG

Representante de diversas redes de catadores do estado de Minas Gerais se reuniram nesta manhã, 17/04/2015, com representantes do Movimento Nacional dos Catadores (MNCR) e com a coordenação do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA) para discutir a importância da criação e fortalecimento da Secretaria Estadual do MNCR em Minas Gerais.

A sede da Secretaria Estadual do MNCR em Minas Gerais será onde funciona a sede do INSEA, instituição que sempre teve as suas portas abertas para os catadores de todo o Brasil. “Estamos fortalecendo a relação de cumplicidade e confiança. É focando nisso que não podemos ter só discurso, porque discursos podem ser vazios. É junto com os catadores que realizamos ações. Nós nos colocamos como companheiros de histórias e de causa. O Insea nunca enxergou o catador como um empregado, ou um funcionário. Sempre tivemos uma relação de companheirismo. A Instituição é o instrumento jurídico que viabiliza a contratação destes catadores que trabalham como mobilizadores”, ressalta o Diretor/Presidente do INSEA, Luciano Marcos.

A Secretaria vem para fortalecer a relação de transparência entre o MNCR e os catadores. Hoje, em Minas Gerais, o MNCR conta com o engajamento de cerca de 5 mil catadores. A expectativa é que, com a criação da Secretaria Estadual, esse número chegue a 20 mil catadores. “Tem companheiros no estado que nunca ouviram falar em MNCR. Que estão tendo os seus direitos violados e ainda estão trabalhando em lixões. O Compromisso do INSEA e do MNCR é dar uma atenção especial para estes trabalhadores”, completou Luciano.

Para o catador, Gilberto Chagas, que exerce uma função de liderança do MNCR no Estado de Minas Gerais, a Secretaria Estadual vem para atender uma demanda que parte dos próprios catadores. “É muito importante criar um ponto de referência para os catadores poderem ligar ou ir pessoalmente para tirar as suas dúvida ou encaminhar algum requerimento”, disse o catador. Em relação à parceria com o INSEA, Gilberto afirma que a instituição sempre contribuiu com o crescimento dos catadores e do MNCR. “É a entidade que nós catadores escolhemos para nos acompanhar aqui em Minas Gerais. Eles nos fornecem assessoria técnica e contribuem com o fortalecimento da questão da militância”, disse.