Campanha pela reconstrução da Cruma é lançada após incêndio criminoso

Na manhã de quarta-feira (3), aproximadamente 150 pessoas compareceram ao lançamento oficial da campanha “CRUMA CONTE COMIGO”, feito pela Cooperativa de Reciclagem Unidos pelo Meio Ambiente (CRUMA) e parceiros socioambientais. Realizado no auditório do Centro Cultural Taiguara, em Poá, o evento teve apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal, bem como diversas entidades de classe.

O objetivo da iniciativa é a arrecadação de recursos para auxiliar no processo de reconstrução do galpão e compra de equipamentos da cooperativa, cuja central de triagem, máquinas, caminhões e demais patrimônios foram destruídos pelas chamas durante o incêndio ocorrido em 11 de janeiro. Criada em 1996 e protagonista da coleta seletiva no município, hoje a instituição possui mais de 40 cooperados em seu quadro de trabalho.

O evento contou com a presença do prefeito de Poá, Marcos Borges; dos secretários Sidcley Lessa (Governo), José Edilson Marques Dias (Meio Ambiente) e da diretora de Meio Ambiente, Juliana Cardoso. Os vereadores Alexandre Provisor e Lázaro Borges também estiveram presentes, além de Adilson Santos, membro do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de Poá (Comob).

Apoio do Executivo: prefeito Marcos Borges (esquerda) acompanhou o lançamento da campanha em Poá


Durante o lançamento da campanha, lideranças dos catadores locais e representantes do Poder Público anunciaram a tomada de ações emergenciais em prol da reconstrução da cooperativa, bem como as atuais discussões relacionadas à contratação direta da Cruma pela Prefeitura, para a prestação do serviço de Coleta Seletiva oficial no município.

APOIO NACIONAL E INTERNACIONAL

Acompanhados de caravanas formadas por catadores de cooperativas de reciclagem da região do Alto Tietê, São Paulo e Guarulhos, representantes da Rede de cooperativas Cata Sampa, do Instituto Cata Campa e do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) foram ao evento, em apoio e solidariedade aos ‘companheiros’. A Rede Latino Americana de Catadores também oficializou o apoio à campanha.

Com evidente sinal de um sensível estado emocional, no momento de sua fala, o presidente da Cruma, Wilson Secario (Kula) afirmou que não desejava falar nada, mas como foi convidado pelos colegas, se limitou a dizer que “vinte anos de Cruma foram destruídos em três horas” pelo fogo. Segundo Kula, ao longo dos anos, não houve apoio eficaz à cooperativa, por parte das esferas públicas municipais.

Sensibilizado no momento da fala, Kula, presidente da Cruma, pede mais apoio à causa dos catadores na cidade


MOMENTO DE UNIDADE E FORTALECIMENTO

Em sua fala, o catador Roberto Laureano da Rocha, integrante da diretoria da Cruma, agradeceu o apoio recebido pelas cooperativas da Região do Alto Tietê, São Paulo e Guarulhos, além do apoio do Legislativo e Executivo local, por meio de seus representantes, bem como a solidariedade demonstrada pelas entidades de classe presentes ao encontro.

“Nós vamos nos reconstituir, com certeza, com a força e o trabalho de vocês, vamos nos tornar mais fortes e esse modelo de trabalho nosso vai fortalecer mais ainda as nossas cooperativas. Nós entendemos que esse momento também é um momento de unidade, em que nós estamos nos unindo, nos conhecendo e nos fortalecendo”, afirmou.

Rocha: catadores precisam ser remunerados pelos serviços de coleta prestados ao município


REMUNERAÇÃO PELA COLETA SELETIVA MUNICIPAL

Entre as reivindicações feitas pelos catadores no evento, a primordial é a contratação direta da cooperativa Cruma pela prefeitura, para a realização da Coleta Seletiva oficial no município.

Roberto Rocha ainda lembrou que, embora não seja um bom exemplo, o fato ocorrido no galpão da Cruma comprova que as cooperativas de catadores de materiais recicláveis precisam ser remuneradas pelos serviços de Coleta Seletiva que prestam aos seus respectivos municípios, uma vez que, segundo ele, se elas não tiverem remuneração, não conseguem colocar um sistema de incêndio eficiente, entre outras prioridades.

“É importante para nós, autoridades e catadores, entender que os catadores de materiais recicláveis prestam um serviço e precisam receber por esse serviço. Se nós recebêssemos pelo nosso serviço, se tivéssemos uma remuneração um pouco melhor, com certeza não teria acontecido isso que aconteceu hoje”, disse.

Lembrando que chegou a ver o fogo, entrar no local e quase se queimar, junto às pessoas da comunidade, na tentativa de tirar os caminhões, Rocha advertiu que, quando o fogo se alastra dentro de uma cooperativa, é um negócio que parece um pavio de pólvora. Em relação à perda dos caminhões, a cooperativa não possuía recursos para pagar seguro.

“Isso é lição para nós todos, dentro dessa lição nós entendemos que na lição existe a união. Não é uma união de fazer açúcar, cai água e dissolve, mas é a união da força de pessoas, de governos e autoridades que estão presentes, da sociedade civil, de todos, dando as mãos juntas e dizendo ‘Cruma Conte Comigo!’”, finalizou.

AMPARO DO LEGISLATIVO

Representando o Poder Legislativo, o vereador Lázaro Borges lamentou o fato ocorrido, que provocou a paralisação parcial dos trabalhos da cooperativa. Disse reconhecer o trabalho que os catadores realizam na cidade.

“Infelizmente, o destino nos prega essas peças e eu quero aqui, em nome da Câmara Municipal, do nosso presidente e todos os vereadores, dizer que a Câmara está com vocês. Foi pedido pelo nosso amigo Adilson Santos (um dos apoiadores da campanha) e na próxima sessão vai ser feito um projeto de resolução para a Câmara, onde todo o material reciclável da Câmara Municipal de Poá será destinado à Cruma”, afirmou.

Ele manifestou a disposição dos vereadores em aprovar todos os projetos que o Executivo fizer em benefício da Cruma, para que, dessa forma, tanto a cooperativa quanto a cidade saiam ganhando.

Borges: todos os projetos em benefício à Cruma serão aprovados pelo Legislativo municipal


“O senhor prefeito sabe disso e eu quero que vocês tomem conhecimento de que a Câmara está junto a vocês e, aquilo que vier, será aprovado pela Casa, e vamos dar toda aquela assistência ou apoio. Aquilo que vocês precisarem nos procurem, que estamos à disposição para ajudar de corpo e alma”, disse.

ACOMPANHAMENTO DA PASTA DE MEIO AMBIENTE

Denominando os catadores de “guerreiros e lutadores do meio ambiente”, o secretário de Meio Ambiente, José Edilson

colocou o órgão à disposição da cooperativa, mormente nessa fase em que a entidade atravessa.

“O trabalho que vocês fazem é primordial para a cidade. Vocês conseguiram pegar o que seria uma ideologia, de fazer a reciclagem e tudo o mais, e concretizar. Vocês são pioneiros, guerreiros e trabalhadores do meio ambiente e têm todo o apoio da Secretaria de Meio Ambiente do município, para qualquer projeto que vocês queiram fazer”, disse.

De fato, através da diretora Juliana Cardoso, a pasta vem acompanhando de perto os trabalhos e ações da Cruma no município.

Secretário Edilson: catadores são pioneiros, guerreiros e trabalhadores do meio ambiente


SONHO, ESPERANÇA E CORAGEM

Por sua vez, o prefeito Marcos Borges manifestou o apoio incondicional do Executivo aos propósitos da Cruma, não somente nos esforços para o trabalho de reestruturação da cooperativa, mas também no sentido de atender as perenes reivindicações da entidade, como a remuneração pelos trabalhos de Coleta Seletiva prestados ao município e a análise das condições legais para a cessão de nova área de trabalho aos catadores.

“Depois de duas grandes tragédias, uma enchente como nunca vista na história de Poá e arrasou a nossa cidade, e um incêndio que queimou e destruiu tudo aquilo que existia dentro da Cruma. Mas esse incêndio não conseguiu queimar três coisas: o sonho, a esperança e a coragem. E neste momento, neste dia, nós vemos aquilo que conhecemos como lenda se transformando numa realidade, como a Fênix renasceu, hoje a Cruma também renasce das cinzas, graças ao apoio, à coragem e à vontade que todos vocês têm demonstrado, no sentido de fazer e executar aquilo que cada um de vocês, um dia, escolheram, abriram os braços, pegaram, aceitaram e desenvolvem, com grande coragem e vontade, no sentido de fazer a nossa cidade melhor”, afirmou para as pessoas presentes.

“Podem contar com a prefeitura municipal de Poá. Enquanto o Marcos for o prefeito, conte conosco. Aquilo que era um sonho, eu vou dizer aqui para vocês, está se realizando. Já pedi para que os técnicos, juntamente procurando a Cruma, desenvolvam projetos para ver como que a prefeitura poderá remunerá-los pelos serviços que vocês prestam. Assim como nós pagamos as coletoras que recolhem os lixos da nossa cidade, nós temos obrigação de remunerar a Cruma, que presta um trabalho como esse, tirando do aterro sanitário grande quantidade de resíduos que podem ser reaproveitados”, disse ainda.

A respeito da possibilidade de novas instalações da Central de Triagem da cooperativa, Borges ofereceu esperança e certo otimismo para a questão. “Nós estamos estudando e vamos discutir até onde nós podemos avançar. Estamos com aquela área, que é um sonho da Cruma, pronta. Só basta preparar o projeto, para que nós possamos fazer essa parceria e construir um novo espaço”, concluiu.

Marcos Borges: projetos de remuneração aos catadores e nova área da Cruma já estão em análise técnica


CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Em entrevista coletiva à imprensa, o prefeito ressaltou a necessidade do lançamento de uma campanha de conscientização e educação ambiental no município, devido à constatação de diversos exemplos de displicência da população nesse sentido.

“Você torna o cidadão mais consciente e ele começa a mudar hábitos até dentro de sua própria casa. Começa a tomar mais cuidado. Ele tem uma nova consciência, uma consciência moderna, é isso que nós precisamos”, disse Borges.

As ações teriam a iniciativa das secretarias de Meio Ambiente, Educação e Saúde, sendo acompanhadas pelas demais pastas, em suas respectivas obrigações.

Participarão da campanha “todas as secretarias, as escolas, a secretaria de Meio Ambiente, desenvolvendo projetos, todos participando desse objetivo”, afirmou.

LANÇAMENTO DE VÍDEO OFICIAL

Um vídeo oficial da campanha, cujos protagonistas são os próprios cooperados da Cruma, foi exibido aos expectadores. Apresentado pelo seu diretor, Leandro Nascimento de Souza (Leo Souza), o filme indaga, na voz dos catadores, se o telespectador já teve seus sonhos queimados, provocando, dessa forma, uma profunda reflexão e sensibilização. As cenas foram rodadas no próprio galpão destruído pelo fogo.

De acordo com Leo, além do vídeo de lançamento da campanha, virão outros, com a participação voluntária de artistas e demais personalidades famosas. O profissional exortou aos presentes que compartilhem o vídeo com amigos e familiares, fazendo com que essas pessoas também compartilhem.

Diretor do vídeo oficial da campanha, Leo frisou que mais trabalhos serão realizados em prol da causa


Assim que esse vídeo começar a viralizar nas redes sociais será implementada uma ação através de doações coletivas, em uma plataforma grande. Num esforço de participação solidária, as ideias para a concepção do filme contaram com a opinião dos catadores.

“Nós fizemos uma reunião com eles e, através das palavras que eles escreveram em pequenos papéis, eu acabei criando esse roteiro. Eu já estou entrando em contato com diversos ativistas sociais, artistas de cinema, televisão, teatro, cantores, cantoras e gravando alguns depoimentos”, afirmou Leo, o qual frisou que o vídeo já está sendo proliferado para fora do Brasil.

EQUIPE DE MOBILIZAÇÃO

Equipe de mobilização em prol da campanha: Elza, Juliane, Victoria, Madalena e Sueli


Roberto Rocha apresentou ao público cinco cooperadas responsáveis pela equipe de mobilização relacionada à campanha. Uma delas, a coordenadora da Cruma, Elza Maria Rodrigues, falou em nome do grupo.

“Eu gostaria de agradecer a oportunidade por estarmos aqui e todas as pessoas que estão conosco, as cooperativas que vieram. A Cruma quer contar com todos vocês. Todo o apoio que vier para nós será muito bem-vindo. Eu era uma pessoa muito doente e me curei na Cruma”, disse.

Além de Elza, integram a equipe de mobilização interna, as cooperadas Juliane Aguiar de Oliveira, Maria Victoria Pedemontes Espinosa, Maria Madalena Garcia Caldeira e Sueli dos Santos.

Uma das cooperadas fundadoras da Cruma, a coordenadora de Logística da Coleta seletiva, Alessandra Morais Ribeiro, falou aos demais catadores sobre as dificuldades enfrentadas no processo de fundação da cooperativa.

“Não tínhamos oportunidade de emprego, foi onde surgiu o sonho do Roberto e do Kula, que chamaram a gente para uma reunião, para montar a cooperativa. E aí começamos puxando nossos carrinhos. Muitas pessoas passavam por nós e nos chamava de a mulher do saco, o homem do saco, mas nós não tínhamos vergonha e não temos vergonha do que nós somos”, disse.

Ela contou que hoje fala para os seus filhos que tem muito orgulho de ser uma catadora e explicou que, se os catadores sentirem vergonha deles mesmos, eles nunca serão valorizados na sociedade.

“Hoje a minha palavra é, tristeza com esse incêndio sim, muito triste, porque você ver tudo aquilo que você construiu de repente virar cinzas, você fica muito triste, mas desanimar jamais. E vocês levam sempre isso com vocês, quando bater o desânimo lembrem-se que a gente começa do zero, mas amanhã a gente vai estar lá em cima, com a força do Senhor Jesus”, disse com convicção.

Alessandra Morais e Marcos Antonio: orgulho de ser catadores de materiais recicláveis


Convidado para falar, o catador Marcos Antonio de Lima, vice-presidente da Cruma, agradeceu as pessoas presentes e disse que em horas como essa é possível saber quais são os verdadeiros parceiros dos catadores.

“Quando estamos lá em cima é muito fácil ver gente batendo nas suas costas, falar que é seu amigo, mas nessas horas é que a gente sabe quem é companheiro de verdade. Para mim é uma honra fazer parte da cooperativa Cruma. Eu entrei lá para trabalhar ainda jovenzinho, a minha primeira oportunidade”, disse, frisando que a satisfação maior dos catadores da Cruma será “o dia em que a gente poder sentar com a prefeitura e assinar o contrato de prestação de serviços”.

Em sua fala, o catador Eduardo Ferreira de Paula, presidente da Rede Cata Sampa e um dos representantes do MNCR, falou da importância de mobilização, força e apoio moral aos catadores nessa dura fase da Cruma.

“Aqui ninguém tem vergonha de ninguém, somos catadores, estamos na batalha. Deixamos as nossas bases e viemos aqui apoiar a Cruma. A primeira força tem de vir dos catadores, do catador para o catador, está no sangue. Todos nós e o MNCR estamos juntos com a Cruma”, disse.

APOIO ARTÍSTICO E CULTURAL

Para Marco Antônio Senna, presidente da Associação Cultural Opereta, o lançamento oficial da campanha CRUMA CONTE COMIGO realmente vai alavancar o processo de reestruturação e reconstrução da cooperativa.

Segundo sua visão, a demonstração de apoio sentida logo no lançamento da campanha, com a participação das entidades de classes, das autoridades, da sociedade civil, dá a total certeza de que a Cruma será reerguida,

“Eu tenho certeza de que já está tudo sendo preparado, porque são muitos queridos, é um trabalho fundamental, que eles desenvolvem em Poá há mais de 20 anos. Então só temos que dar nosso apoio e não é conte comigo, é conte conosco, Cruma Conte Conosco”, afirmou.

Com sede em Poá, a entidade cultural participará da campanha através de expressões artísticas e culturais, utilizando-se da linguagem teatral para sensibilização do público em eventos a serem programados.

“Nós viemos para isso hoje, para tentar entender como se dará essa campanha de mobilização em todos os níveis, em todas as esferas, e queremos levar para a discussão na diretoria da Opereta, de que maneira nós podemos contribuir mais efetivamente para que essas ações sejam colocadas em prática, no nosso caso através da cultura, das artes. Mas, com certeza alguma ideia já está sendo pensada, para que a gente possa colocar em prática”, disse.

A CAMPANHA

A campanha CRUMA CONTE COMIGO prevê ações sociais, artísticas e culturais no município e na região. A multiplicação do vídeo oficial e demais materiais por meio das redes sociais e demais mídias, busca uma abrangência nacional e até internacional.

Escolhido por uma comissão de catadores, o nome da campanha é homônimo do título precedido da hashtag idealizada em redes sociais pelo repórter fotográfico, blogueiro e ativista social Adilson Santos, iniciativa que logo criou corpo.

Além de ser um dos principais ativistas da campanha, Santos faz parte da equipe de articulação do projeto e colabora com a idealização do mesmo. Segundo ele, a mobilização em prol da reconstrução da Cruma não atinge somente esse tema propriamente dito, mas tem maior alcance, enquanto responsabilidade compartilhada.

“Eu tenho dito nas reuniões do Conselho Gestor e volto a dizer: a sociedade vê os catadores como pessoas que precisam catar o lixo reciclável e tem a visão de que eles sobrevivem do lixo que pode ser reciclável. Eu vou muito além disso: o pessoal da Cruma são soldados do meio ambiente”, afirmou.

Ainda segundo ele, os catadores fazem um papel que todos nós da sociedade deveríamos fazer, de aproveitar os recursos naturais que temos, de reciclar o máximo de coisas que nós pudermos. Por isso a sociedade deve abraçar essa ideia e todos nós participarmos.

“Quando ajudamos na reconstrução da Cruma não estamos ajudando somente na reconstrução ou os catadores, estamos ajudando a cada um de nós que vivemos no planeta Terra”, finalizou.

Além do título, o slogan da campanha é ‘Renascendo das Cinzas’, em referência à Fênix, ave da mitologia grega que, após um período de tempo, era queimada em uma pira e então renascia das próprias cinzas.

VISITA À COOPERATIVA DESTRUÍDA

Hinos de lutas do MNCR, palavras de ordem, expressão de esperança e abraços emocionantes nortearam o final do encontro entre os catadores e parceiros que, após a oração do ‘Pai Nosso’, se dirigiram à sede da Cruma, onde constataram os estragos causados na cooperativa pelo fogo.

Parceiros da Rede Cata Sampa e MNCR exibem bandeiras do movimento em frente ao galpão destruído pelo fogo


Aos parceiros que visitaram o galpão destruído, Roberto Rocha disse acreditar em suas orações e esforços, uma vez que tais atitudes dão combustível para continuar, já que, segundo ele, não está sendo fácil. No entanto, não deixou de oferecer apoio aos colegas, caso precisarem do mesmo em suas causas sociais.

“Esse é o drama que estamos vivendo hoje aqui na Cruma. Qualquer coisa que vocês precisarem na região de vocês, pode contar com a Cruma, porque estamos aí também, em solidariedade a todos. Esperamos o quanto antes podermos novamente voltar aqui com isso diferente, reconstruído, as pessoas trabalhando, porque a coisa mais difícil é você não ter como trabalhar”, afirmou, salientando que “a gente brinca, canta, mas, no dia a dia só Deus sabe como é”.

Após lançamento da campanha, simpatizantes visitam Central de Triagem destruída pelo fogo


CONSELHO GESTOR

Para acompanhar e fornecer informações sobre a aplicação dos recursos obtidos pela campanha foi formado um Conselho Gestor, composto por representantes do poder público, sociedade civil e cooperados da Cruma.

DEMAIS AUTORIDADES PRESENTES

Membros de outras autarquias do poder público municipal ainda representaram seus respectivos órgãos, como Ervandil Gonçalves, chefe da Secretaria de Serviços Urbanos (SSU); Ivanilda Felix, diretora de Assistência Social e Valkíria Alves de Oliveira, chefe de seção da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Representantes de organizações de sociedade civil, parceiros socioambientais e demais entidades de classe também prestigiaram o lançamento da campanha, dentre eles Genivaldo Barbosa, diretor da Federação Nacional dos Trabalhadores Cooperados (FETRABRAS); Francisco Quintino, presidente da Associação Comercial e Industrial (ACIP) de Poá; Célio Demétrio, membro do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), além de Marco Antônio Senna, presidente da Associação Cultural Opereta.

O coordenador regional da Central dos Movimentos Populares (CMP) no Alto Tietê, Nilton Dell Valle Ribas, bem como o presidente do Instituto Augusto Boal (IFAB), Geraldo Garippo e Douglas Alves, membro do Conselho Estadual de Saúde e do Comitê de Pesquisa da Faculdade de Saúde da Universidade de São Paulo (USP), também foram solidários à causa e compareceram ao evento.

O poeta, repórter e ativista cultural Magno de Oliveira participou do encontro e, além da cobertura, representou a RAIZ – Movimento Cidadanista. O contabilista Alexandre Comitre e o advogado Paulo Elias da Silva, além do professor Milton Bueno não deixaram de apoiar a causa e se juntou aos catadores, que lotaram o auditório. A Polícia Militar no município foi representada pelo cabo Ricardo Rocha Hanashiro.

Genivaldo Barbosa (primeiro à direita), diretor da FETRABRAS, fez presença no lançamento da campanha


Vítimas da água e do fogo: através de faixa cooperativa demonstra solidariedade às vítimas das enchentes