ASMARE recebe Homenagem na Câmara Municipal de Belo Horizonte

“Todos aqui presentes sabem do significado e a importância que a ASMARE exerce sobre a cidade de Belo Horizonte”, assim o vereador Arnaldo Godoy abriu a solenidade de homenagem aos 25 anos da ASMARE na última terça-feira, 27/10/2015, na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Cerca de 15 catadores representaram a associação que é a pioneira na capital mineira e considerada uma das mais importantes na história da catação no Brasil.

A fundadora da ASMARE, Dona Geralda, foi uma das participantes que formou a mesa da solenidade. “Me lembro há 25 anos quando estávamos nesta casa lutando pelo nosso direito de trabalhar. Hoje estamos aqui recebendo esta bela homenagem”, disse a catadora. Também participaram da mesa Janete Pereira, atual presidente da ASMARE, André Quintão, secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social-MG, Luiz Henrique, liderança do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Maria Madalena, Coordenadora da Rede Cataunidos, Luciano Marcos, Diretor do INSEA, Fagundes, representando o Centro Mineiro de Referência em Resíduos, e Irmã Solange, representando a Pastoral de Rua.

Primeira associação de catadores de Minas Gerais e segunda do Brasil, a ASMARE completou 25 anos de fundação neste ano de 2015. “Pra mim é um orgulho ser a presidente da ASMARE. Eu cresci nessa associação e tudo que tenho é graças à ela”, disse emocionada a catadora Janete Pereira.

“A ASMARE é a nossa escola! A nossa cidade vive um momento de retrocesso em relação à reciclagem. BH, que já foi conhecida como a cidade que recicla, só não está pior neste aspecto graças ao trabalho destes catadores que lutam diariamente para garantir seu próprio trabalho. Que BH aprenda com o exemplo da ASMARE. Esse reconhecimento que a associação está recebendo é muito importante neste momento”, disse Luciano Marcos.

O Secretário André Quintão relembrou momentos importantes da história da ASMARE e a relevância da luta dos catadores pela garantia dos seus direitos como cidadãos e trabalhadores. “A ASMARE nunca quis só pra ela. Sempre buscou o avanço e o reconhecimento para toda a classe trabalhadora dos catadores de recicláveis”, ressaltou.

O vereador Arnaldo Godoy entregou à Dona Geralda um Diploma de Honra ao Mérito com os seguintes dizeres: “O povo de Belo Horizonte, por seus representantes, concede o presente Diploma de Honra ao Mérito à Associação de Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável de Belo Horizonte – ASMARE em reconhecimento de sua relevante atuação em favor do interesse coletivo.