MNCR em Rondônia realiza cadastro e diagnóstico de catadores avulsos

Os catadores de materiais recicláveis avulsos de Porto Velho serão cadastrados entre os dias 3 e 18 de setembro pelo MNCR* em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). O banco de dados com o perfil socioecnômico dos catadores será utilizado no projeto 'Recicla Rondônia'. A iniciativa foi criada com o objetivo de auxiliar na destinação correta dos resíduos e na organização dos catadores.

O cadastramento faz parte da elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e atende o 'Recicla Rondônia', criado em maio de 2014 pelo Governo do Estado. O projeto é realizado em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária. Auxiliar os municípios no descarte correto de resíduos sólidos e na organização dos catadores, bem como fomentar empreendimentos econômicos solidários e redes de cooperação fazem parte dos objetivos da iniciativa.

Primeiro dia de cadastro foi concluído com 150 cadastro realizados. O questionário aplicado tem dez páginas, no qual será possível conhecer a condição social desses trabalhadores – como vivem, se estudam, qual a renda, se estão organizados em cooperativas e associações ou atuam de forma autônoma, se têm apoio das prefeituras, entre outros.

Os cadastros estão sendo realizados na escola João Afro Vieira situado na BR 364 km 11 sentido Acre comunidade da Vila Princesa nos dias 03 e 04 de setembro das 07h as 12h e faça seu cadastro.