Catadores do Amazonas celebram o Dia Mundial da Reciclagem

Manaus – Para comemorar o Dia Mundial da Reciclagem, os catadores de Manaus promoveram, na manhã de domingo (17), em parceria com o Ministério Público do Trabalho no Amazonas (MPT 11ª Região) um abraço simbólico, no entorno do Teatro Amazonas, no Centro.

Com muita música, faixas, balões e até uma peça teatral encenada pelos próprios catadores, o evento ressaltou a importância da reciclagem e da valorização dos trabalhadores que a desenvolvem.

Composta, em média, por 400 catadores, segundo a coordenadora do Comitê Estadual dos Catadores de Materiais Recicláveis, Irineide Lima, a categoria está dividida em seis associações e três cooperativas responsáveis por receber e triar entre três e cinco toneladas de material, por semana.

Os Garis da Alegria, da Prefeitura de Manaus, através de músicas e piadas, conscientizaram os presentes sobre o horário correto de os moradores depositarem o lixo na lixeira e sobre a forma respeitosa que os catadores e garis devem ser tratados.

Entoando palavras de ordem como “Lutar, criar, reciclagem popular”, os catadores, apoiadores, e representantes de secretarias do município, finalizaram o ato promovendo um abraço simbólico no Teatro Amazonas e soltaram balões.