Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Lutar, criar, Reciclagem Popular!
Ferramentas Pessoais
Acessar
This is SunRain Plone Theme
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Blog Nordeste / “Centralrecicle” fortalecerá as cooperativas de catadores de Sergipe

“Centralrecicle” fortalecerá as cooperativas de catadores de Sergipe

por mncr — publicado 07/11/2011 14h30, última modificação 07/11/2011 14h30
“Centralrecicle” fortalecerá as cooperativas de catadores de Sergipe

19/10/2011

A Escola Superior do Ministério Público de Sergipe sediou a Assembleia Geral Ordinária para a fundação da Central de Materiais Recicláveis do Estado de Sergipe – “Centralrecicle”. O responsável pelo Programa de Defesa Comunitária do MP, José Soares de Aragão Brito e os consultores Manoel Messias do Nascimento e Alexandre Piones da Silva foram escolhidos como comissão para dirigir o processo de eleição da Diretoria Administrativa e Conselho Fiscal. Na oportunidade também foi aprovado o Estatuto Social da Central.

A “Centralrecicle” tem o objetivo primordial de promover o desenvolvimento das cooperativas de catadores em seus aspectos tecnológicos, financeiros, gerenciais de comercialização dos seus produtos e de recursos humanos, mediante o estímulo à prática do associativismo, como mecanismo indispensável na garantia de seus resultados.

Para a consecução deste objetivo, a Central buscará a implementação de ações que tenham por fim a participação coletiva, a conscientização de pessoas envolvidas acerca do associativismo, a capacitação, o respeito mútuo, a união e a melhoria da qualidade do trabalho e dos produtos, e a articulação com a sociedade civil e governos, podendo inclusive aceitar ou encetar acordos, negócios e convênios que melhorem ou potencializem a sua atuação.

Na reunião estavam os representantes de Cooperativas de Reciclagem do Estado, a Cooperativa de Reciclagem da Barra dos Coqueiros (CATRE), a Cooperativa dos Agentes Autonômos de reciclagem de Sergipe (CARE), a Cooperativa dos Agentes Autonômos de Reciclagem do Povoado de Brejão (CRAAB) de Brejo Grande, a Cooperativa de Reciclagem do Bairro Santa Maria (COORES), a Associação de Catadores de Reciclagem do Coqueiral (ASCOQ) e a Associação de Mulheres Trabalhadores em Reciclagem (MATER).

Também prestigiaram a apresentação do projeto, a Corregedora Geral do Ministério Público, Dra. Maria Cristina da Gama e Silva Foz Mendonça, o Secretário Municipal de Planejamento, Dulcival Santana e o Secretário de Agricultura, Irrigação, Meio Ambiente e Pesca de Nossa Senhora do Socorro, Manoel Messias Vasconcelos.

Ao final, por aclamação, ficou definida a Diretoria Executiva composta pelo Presidente, Adriano dos Santos da CARE, a Secretária Geral, Maria Antônia Batista Santos da COORES, a Diretora Financeira, Simone Ribeiro Santos da MATER, a Diretora do Meio Ambiente, Vaneide Ribeiro Santos da CARE e a Diretora Social, Marta Janete de Almeida Santos da ASCOQ. E dando sequência, foi feita também a eleição do Conselho Fiscal, que definiu os Titulares: Nedina Pereira da Silva Melo da CATRE, Jussara Santos Vieira da MATER, Aloísio dos Santos da CATRE; Suplentes: Minéa Costa Telles da CARE, Érica Vieira Alves da CRAAB, Severina da Silva Santos Santos da MATER.

ASCOM -MP/SE


Navegação