1º Encontro das Catadoras de Materiais Recicláveis da Região Metropolitana de Salvador

mncr
Publicado 21/08/2018 15:58

O Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia – CCRBa realiza o 1º Encontro das Catadoras de Materiais Recicláveis integrantes de Associações e Cooperativas da Região Metropolitana de Salvador no dia 16 de agosto de 2018 das 8h ás 17h, no Parque São Bartolomeu, localizado na Rua São Bartolomeu, s/n - Plataforma, Salvador – BA. O evento faz parte das ações do Julho das Pretas, uma agenda comum de intervenção do movimento de mulheres negras da Bahia, que além de discutir a programação de atividades e ações de mulheres negras para o mês de julho se propõe a debater amplamente o perfil, as problemáticas e prioridades das intervenções nos territórios da Bahia.

Sendo maioria entre os integrantes das cooperativas/associações da região Metropolitana de Salvador, as catadoras de materiais recicláveis, são mulheres negras, com faixa etária de idade entre 29 a 65 anos, chefes de família, moradoras de comunidades populares, serão as protagonistas do evento. Os objetivos deste encontro é discutir as questões relacionadas a raça, gênero, direitos humanos, bem viver e a Política Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos. Além disso, fortalecer o movimento de mulheres negras catadoras de materiais recicláveis para que possam atuar como protagonistas na efetivação dos seus direitos, principalmente, os direitos fundamentais que são negligenciados, pelo poder público.

 As atividades previstas durante o encontro, serão ancoradas pedagogicamente em termos dialógico no formato de troca de saberes e experiências, que assegure a preservação de suas identidades. Com oficinas do bem viver, que contarão com temáticas relacionadas as mulheres tais como:  cuidado da saúde da mulher da cabeça aos pés, auto cuidado (bem viver) e autoestima. Ocorrerão palestras, trocas de experiências, atividades culturais, relacionados com a realidade de vivencia das catadoras de materiais recicláveis. O evento tem apoio da Coordenadoria Ecumênica de Serviços - CESE, do Centro de Arte e Meio Ambiente – CAMA e do Instituto da Mulher Negra – ODARA.