"Continuem lutando contra a incineração", diz Lula em Encontro de catadores

A abertura oficial do Encontro Estadual de Catadores, realizada nesta quinta-feira  (13/06) , em Canoas, Rio Grande do Sul, contou com a participação do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, do governador Tarso Genro; do secretário da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena, Maurício Dziedricki; do prefeito de Canoas, Jairo Jorge; do integrante da Cadeia Solidária Binacional do PET, André Mattos, e do representante do Movimento Nacional de Catadores de Resíduos Sólidos, Fagner Jandrey.

O MNCR realizou a articulação e mobilização de catadores de mais de 100 municípios gaúchos que devem participar do Encontro Estadual de Catadores de Materiais Recicláveis do Rio Grande do Sul, a meta é mobilizar 1000 catadores e catadoras em todo o Estado. O objetivo foi debater a coleta seletiva solidária e a reafirmação dos catadores contra a incineração de lixo e é organizado pelos catadores e diversas entidades de apoiadoras, com a coordenação do Governo do Estado, por meio da SESAMPE, que executa o projeto da cadeia produtiva do PET. O encontro acontecerá dia 13 junho no Ginásio São Luiz, que fica na Rua Engenheiro Rebouças, 1000 em Canoas-RS.

O representante do Movimento Nacional de Catadores de Resíduos Sólidos falou na necessidade da união dos catadores para a preservação da coleta seletiva solidária. “Precisamos contar com o apoio das prefeituras municípios e do governo do Estado para realizarmos este trabalho na prática, através da contratação das cooperativas dos catadores para as atividades de coleta, negando e banindo os projetos de incineração no RS. Também sabemos que muitos companheiros ainda trabalham de forma insalubre nos lixões. Lutamos por justiça social e pela preservação do meio ambiente,” enfatizou Fagner.

“Mantenham posição firme. Qualquer decisão nesse sentido tem de ser tomada junto com vocês”, disse Lula, durante encontro. O ex-presidente sugeriu ainda que os catadores plastifiquem a legislação e a preguem nos caminhões de lixo, para que as pessoas saibam sobre o programa nacional.

O Encontro debateu o avanço dos catadores na cadeia produtiva dos materiais recicláveis com a instalação de 5 polos de processamento do PET, um polo de processamento do PEAD, além de ações voltadas da cadeia produtiva do alumínio e do vidro.

Entre os convidados confirmados no encontro se destacam a Fundação Banco do Brasil, BNDES, FUNASA, Ministros e Autoridades do Governo Federal, Banco do Brasil, CIISC, Governo do Estado do RS.

O ex-presidente Lula também deve prestigiar o Encontro juntamente com o Governador do Estado e muitas entidades locais de apoio aos catadores como as FLD, Minuano, AVESOL, Caminho das Águas, entre outras.

"É um momento histórico que marcará a história dos catadores gaúchos, pois todos os catadores que se organizam no Estado estarão sendo representados e o MNCR faz parte desta história" comenta Graziela Mello, Coordenadora da Rede de catadores CATAPAMPA e militante do MNCR-RS.