Manifestação contra incineração colhe assinaturas em Curitiba

Os catadores de materiais recicláveis de Curitiba e região metropolitana realizaram na manhã desta segunda-feira (3) um protesto contra o modelo de incineração como tratamento de resíduos no Paraná. Segundo o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), este modelo tira empregos, prejudica os milhares de profissionais do estado e ainda causar danos ambientais.

Durante a manifestação integrantes do MNCR colheram  assinaturas da sociedade, para juntarmos em um documento que foi entregue amanhã seguinte para a Comissão de Constituição e Justiça - CJJ da Assembléia Legislativa do Paraná, em seção que apreciará projeto de lei  contra a incineração no estado do Paraná

O que motivou toda essa mobilização da categoria, foi um parecer técnico do IAP - Instituto Ambiental do Paraná, que recomenda a recuperação energética (incineração) como forma adequada para destinação final dos resíduos sólidos.

Um Projeto de Lei que veta a possibilidade de incineração no Paraná será votado amanhã (4) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa (Alep). Caso aprovado, o projeto será levado para votação no plenário. Os catadores pedem apoio dos deputados.

“Isso tira o trabalho de muita gente. São quase 100 mil catadores espalhados pelo Paraná. A incineração vai absorve material reciclável e tira emprego de quem depende disso. Este veto será importante para a nossa classe”, afirmou Valdomiro Ferreira da Luz, integrante da MNCR.

Em torno de 300 catadores participaram da manifestação com gritos e batuque. Eles também disseram que a incineração é difícil de ser controlada e pode causar danos ambientais.