Fórum pela coleta seletiva terá reunião decisiva com prefeita

O Fórum de ação pela coleta seletiva solidária e reciclagem de Santa Cruz do Sul-FACS terá encontro decisivo com a prefeita Kelly Moraes na próxima terça-feira, 10 de abril. O encontro esta marcado para iniciar as 09 h da manhã e terá como principal pauta a decisão da prefeita sobre a implementação da coleta seletiva solidária no município ou não.

O projeto que foi elaborado em parceria entre a Secretaria de saneamento e meio ambiente-Semmas e a Cooperativa de catadores de Santa Cruz-COOMCAT, já passaram por diversas apresentações nas reuniões gerais do fórum e obteve sua aprovação pela comunidade e diversas entidades que compareceram em peso nas ultimas atividades promovidas pelo FACS.

O projeto prevê a implantação gradativa da coleta seletiva na área urbana de Santa Cruz, num processo integrado entre catadores, moradores e Poder Público. A coleta seletiva solidária tem sido realizada em diversos municípios brasileiros e vem ganhando força nas alternativas de inclusão socioeconômica dos catadores e num modelo mais eficiente do que os anteriores, pois nesta modalidade se estabelecem relações diretas entre a comunidade e coletores, resultando numa maior eficiência do serviço. O projeto esta fundamentado em três grandes eixos: o Plano de capacitação, o Plano de roteirização e o de Conscientização. A proposta é incluir no final do processo cerca de 100 catadores de rua de forma organizada, com uniformes, horários de coleta e roteiros, além de capacitação em processos produtivos e leis de trânsito através de parcerias com CFC`s e outras entidades como universidades e escolas.

As atividades do fórum tem colocado Santa Cruz do Sul como uma das principais referências na articulação e mobilização em torno do tema dos resíduos sólidos. Já foram conquistados para Santa Cruz projetos no valor de quase quatro milhões que vem para fortalecer o processo de coleta seletiva no município, entre eles a instalação de um polo da Cadeia Solidária Binacional do Pet, Logística Solidária (rede de comercialização regional, aquisição de caminhões e capacitação na área de logística), aquisição de equipamentos e um projeto de educação ambiental aprovado junto ao Fundo nacional do meio ambiente.

Outro tema que o fórum vem trabalhando como próximas ações é a realização de um seminário regional sobre os planos municipais de resíduos sólidos, que deverão estar prontos até agosto deste ano, e devem conter todas as diretrizes para a gestão integrada dos resíduos nos municípios.

“esperamos que a prefeita leve em consideração tudo o que tem sido feito em nosso município, e que os olhos de todo o Brasil estão voltados para sua decisão, estamos esperançosos numa decisão positiva, pois temos muito a fazer nesta área, aqui e em todo o país, e a parceria da administração municipal é fundamental para este novo passo”, comentou Fagner Antonio Jandrey, militante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis-MNCR.

Fonte: assessoria de comunicação MNCR/Comitê Malvina Tavares.