Fórum dos Catadores de Porto Alegre firmam parceria com a Prefeitura

Dia 17 de julho, depois de 90 dias de varias reuniões, o Fórum dos Catadores de Porto Alegre-FCPOA e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana-DMLU firmam acordo em conveniar as cooperativas de catadores de materiais recicláveis e paga-las  com base na produção dos recicláveis e a quantidade de catadores envolvidos no trabalho.

Depois de um ano da criação do FCPOA, que conta com a participação das organizações de catadores de Porto Alegre e de várias entidades de apoio, como o Ministério Público do Trabalho, Associação Caminho das Águas, Vivá Moara, AVESOL, Mãos Verdes, Incubadora Tecnológica da PUCRS, entre outros, avançam no seu primeiro passo rumo ao reconhecimento e valorização dos catadores e catadoras da cidade.

"Este convenio celebra o retorno dos catadores ao cenário nacional de conquistas, agora sim somos parceiros do DMLU, estávamos a mais de 10 anos sem nenhum avanço" declarou o catador de materiais recicláveis Alex Cardoso, membro do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis-MNCR e membro da Equipe de Coordenação do FCPOA.

Com assinatura prevista para este ano e o funcionamento partir do ano que vem, catadores, apoiadores e diretores do DMLU comemoram este avanço. Diretor Geral do DMLU, André Carús, afirma que além do convenio esta negociando com outros parceiros para criar uma unidade de reciclagem modelo em Porto Alegre, que será amplamente discutida pelo FCPOA, também esta garantindo que dentro do plano de gerenciamento dos resíduos sólidos tenha a inclusão dos catadores  na prestação de serviços como a coleta seletiva. Disse ainda que esta discutindo com uma grande Associação nacional de comercio que instalará pontos de entrega voluntária em  grandes geradores de resíduos.  "O DMLU não é apenas coleta de lixo três vezes por semana ou varrição de rua, é mais que isso, é defesa ambiental e inclusão social" declarou.

O Diretor Adjunto do DMLU Vercidino Albarello afirma que esta muito contente com este importante avanço e diz que não vai parar por ai, pois conforme ele muita coisa ainda tem que ser feito "vamos visitar todas as associações, conhecer todas as dificuldades, pois quero entender bem a periferia, os mais abandonados", declarou. "Nem tudo é possível de resolver, mas queremos discutir como", concluiu.

O procurador geral do trabalho da 4ª região, Lourenço Agostini de Andrade,  disse que "fico muito contente em nome do MPT, a casa esta cheia, a união dos catadores melhorou e chegamos onde estamos hoje, as vias de assinar este convenio, que é a nossa parceria", declarou.

O FCPOA reúne catadores de toda a cidade e a primeira pauta desta organização era o encaminhamento de um convenio que valorize os catadores, agora, falta somete discutir as ações, atividades e cláusulas do convenio.