FACS realiza novo Encontro Geral

MNCR-RS
Publicado 02/06/2015 07:00 Última modificação 05/06/2015 16:20

O FACS-Fórum de Ação pela Coleta Seletiva Solidária e Reciclagem convida os representantes de organizações e comunidade em geral interessados na problemática dos resíduos sólidos para se reunir no dia 07 de Julho de 2015, às 19 horas, terça-feira à noite, no Espaço Assemp dentro da Oktoberfest, para realizar um debate e planejamento de ações sobre a atual situação dos resíduos sólidos urbanos no município.
O objetivo do encontro geral é apresentar a comunidade como esta a situação dos resíduos sólidos no município, possibilitando a discussão referente às possíveis soluções para o avanço da comunidade em busca de um modelo de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos como prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos- PNRS. A explanação sobre este cenário geral iniciará com a SMMASS-Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade mostrando a comunidade como as atividades previstas no PMGIRS-Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos estão sendo implementadas. Além disso, a COOMCAT – Cooperativa de catadores e recicladores de Santa Cruz do Sul apresentará a experiência de gestão da Usina Municipal de Triagem e Coleta Seletiva Solidária. Também esta prevista a apresentação de iniciativas do setor privado de como vem sendo feito o gerenciamento de resíduos por algumas empresas. A coordenação do FACS, que se reuniu no dia 27 de maio para discutir a organização do evento se reunirá novamente no dia 16 de junho para fechar o cronograma da atividade, que será divulgado mais próximo à data do evento.
“O principal objetivo do encontro geral é reativar as atividades do fórum, visualizar os avanços e conquistas até aqui, ponderar os desafios e planejar ações para esta nova etapa”, comenta Vera Lúcia, catadora da COOMCAT e membra do fórum.
A experiência do FACS de Santa Cruz do Sul se tornou uma referência para várias cidades da região e país, hoje já existem fóruns semelhantes em Lajeado, Cachoeira do Sul, Rio Pardo e Encruzilhada do Sul. Este espaço de discussão que é autônomo, independente e desburocratizado permite a verdadeira participação da comunidade e a construção coletiva a respeito da problemática dos resíduos. O Fórum atua no sentido de consolidar um espaço de participação e controle social, permitindo que a sociedade, através de uma esfera pública, onde o Poder Público, as organizações da sociedade civil e pessoas decidam conjuntamente sobre os caminhos a serem percorridos na gestão dos resíduos sólidos.
“O fórum tem uma caminhada bonita até aqui, constituída desde sua fundação em 2009. Porém agora precisamos avançar mais, conforme a nova lei (PNRS) não podemos mais mandar o resíduo orgânico e o reciclável para o aterro sanitário, somente o que for rejeito mesmo. Por isso temos que pensar juntos sobre o avanço da coleta seletiva solidária e sobre o tratamento do orgânico”, comenta Iuri Azeredo, assessor de relações comunitárias da Proext/Unisc .