No date

Encontro Estadual do RS em Santa Cruz do Sul


Os catadores (as) de materiais recicláveis, através do MNCR e entidades apoiadoras, irão realizar o encontro estadual da categoria nos dias 22 e 23 deste mês. O encontro acontece no anfiteatro (bloco 18) da Universidade de Santa Cruz do Sul, em Santa Cruz do Sul.


Acompanha aqui a transmissão ao vivo.


A organização do encontro espera a participação de 100 catadores (as) das cooperativas e associações de catadores do Rio Grande do Sul. “A ideia é fazer um encontro por delegação, onde os grupos possam estar representados e que possa ocorrer uma boa discussão e encaminhamentos, que depois serão levados para as bases”, comenta Cristiano de Oliveira, um dos articuladores do encontro.


 


Nestes dois dias de encontro, estarão em pauta os principais temas que afetam as organizações de catadores no país e no mundo.


Dentro da programação está a apresentação de um painel, contendo o panorama das políticas públicas já conquistadas pela luta dos catadores, modelos de coleta seletiva e discussão da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), regulamentada este ano depois de 28 anos de tramitação no Congresso Nacional.


 


O MNCR vê com preocupação alguns pontos na Política Nacional dos Resíduos. Conforme Luiz Henrique da Silva, um dos painelistas do encontro e membro da Coordenação Nacional do movimento, “o movimento conseguiu alguns pontos significativos de inclusão dos catadores na PNRS, mas temos que estar atentos para a abertura que ela traz para a questão da incineração” salienta. Em todo o Brasil vem sendo feitos debates e manifestações sobre a questão dos perigos da incineração para a sociedade brasileira.


Os anfitriões do encontro estão vendo com bons olhos a escolha do movimento de realizar o encontro em Santa Cruz, pois representa o reconhecimento da luta dos catadores santa-cruzenses no cenário nacional. “Esta referência que estamos construindo aqui está servindo para animar muitos outros grupos a se organizar e a lutar pelos seus direitos, aqui na região e em outros estados também” comenta Vera Lúcia, uma das coordenadoras da base do MNCR no município.


 


 



Programação:



 



Sexta-feira 22 de setembro:



10:00 – 10:30:  Abertura do encontro: mística e breve fala das entidades de apoio, FACS E UNISC.



10:30- 12:30- Plano Nacional de Resíduos Sólidos e Analise da conjuntura:



- Representante do MMA: Ministério do Meio Ambiente (a confirmar)



- MNCR: Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis: Roberto Laureano – coordenador estadual do MNCR-SP e integrante da comissão nacional



- Coordenação CATAFORTE: RS: Cristiano Oliveira Benites



12:30- 13:00 -Plenaria Desafios e Perspectivas



13:00-14:30- almoço



14:30- 16:00- Experiências de políticas públicas com inclusão dos catadores de materiais recicláveis:



- Santa Cruz do Sul: Representante da Prefeitura de Santa Cruz do Sul e Representante do COOMCAT: Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul



- Canoas: Representante da Prefeitura de Canoas e Representante da COOARLAS: Cooperativa de Reciclagem Amigas Solidárias de Canoas



- Gravataí: Representante da Prefeitura de Gravataí e Representante do COOTRACAR: Cooperativa dos Trabalhadores Carroceiros e Catadores de Materiais Recicláveis



- Coordenação da Mesa: CAMP (Roque) ou MNCR (Fagner) a definir



16:00-17:00- Plenária



17:00-lanche



 



Sabado 23 de setembro:



8:30 – 09:30: O papel das organizações apoiadores dos Catadores de Materiais Recicláveis



- FLD: Fundação Luterana de Diaconia: Angelique van Zeeland



- CAMP: Centro de Educação Popular: Roque Spies



- UNISOL: Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários



- AVESOL: Associação do Voluntariado e da Solidariedade



- Coordenação da mesa: MNCR: Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis



09:30- 10:00- Plenária



10:00- 10:30- lanche



10:30-12:30- visita a usina de reciclagem de Sta Cruz do Sul



13:00 – 14:30: Almoço



14:30 – 16:30 Trabalho em grupos: Que articulações são necessárias para enfrentar os desafios e perspectivas



16:30 – Plenária final  e encerramento.



 



Fonte: Assessoria de Comunicação MNCR-Base Sta Cruz