Cooperativa Unicca e Prefeitura de Cruz Alta assinam contrato para prestação de serviço

Após muitos anos de luta e organização, a Cooperativa Unicca, que se formou a partir das quatro associações de catadoras e catadores de Cruz Alta-RS, assinou na tarde desta quarta-feira(27) o contrato de prestação de serviço da Coleta seletiva Solidária com a Prefeitura Municipal.

O valor repassado para a gestão do trabalho corresponde a 68 mil reais mensais, incluindo a coleta seletiva dos contêiners (centro) e dos bairros.  A Cooperativa, atualmente com 45 cooperados, era uma reivindicação antiga das catadoras e catadores, que sempre busca a sua autonomia e independência.

A coleta, realizada por meio da Cooperativa, possibilitará mais material para que suas associações gerem renda, além de reconhecer e valorizar este trabalho essencial para o cuidado da cidade, das pessoas e do meio ambiente.

A Prefeita Paula Rubin Facco Librelotto salienta que por meio deste projeto, é possível tornar melhor a vida destas pessoas que trabalharão através da Cooperativa. “É um marco importante para o crescimento dessas famílias e este é o conceito de administração que queremos”. Dra. Paula comenta que esta decisão de se unir aos catadores e catadoras e a Universidade de Cruz Alta, para a construção de uma solução mais rentável para estas famílias, foi tomada ainda no início do governo, há um ano e cinco meses atrás.

“Desejamos gerar a autonomia destas pessoas e a assinatura deste contrato é um passo extremamente grandioso na história dessas famílias que vinham há doze anos sonhando com esse dia. Estar como prefeita neste momento, e falar de geração de renda e meio ambiente, me deixa muito feliz, pois representa melhoria para a nossa cidade. Continuaremos a caminhar de mãos dadas porque nós precisamos e iremos ajudar ao máximo para que esta cooperativa funcione e tenha mais rentabilidade. Tenho certeza de que isto irá melhorar a vida da nossa população, melhorando, inclusive, nossos indicadores de qualidade de vida. Estou imensamente feliz com este projeto que está em funcionamento e vai fazer a diferença em nossa comunidade”, diz a Prefeita.

O Coordenador de Meio Ambiente, Carlos Eduardo Gutierrez salienta que a manutenção dos caminhões, quanto o abastecimento com combustíveis, ficará a cargo da Prefeitura Municipal. Ainda, será feito o acompanhamento mensal para avaliar como está ocorrendo a coleta e quais são as eventuais dificuldades. “Teremos uma profissional da Assistência Social que fará um trabalho juntamente com eles. Estamos muito felizes com a assinatura deste contrato, e agrademos a nossa Prefeita por ela ter proporcionado a estas famílias alavancarem um pouco mais de sua sustentabilidade. É um trabalho social e ambiental importantíssimo”, finaliza Carlos.

Lidiane Jacques, Presidente das Unicca,e também integrante da coordenação estadual do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis-MNCR RS, na oportunidade, agradeceu o apoio da Prefeitura e da Universidade de Cruz Alta pela concretização deste projeto. “A cooperativa representa a vitória de todos nós. Faltam-me palavras para agradecer a todos que estiveram do nosso lado para a construção desta Cooperativa, pois sem eles, isso não seria possível. Em três dias de trabalho, acarretamos o equivalente a um mês. O movimento nacional dos catadores e catadoras hoje é o que me representa e o que representa os catadores e catadoras. Com certeza seremos referência regional para várias cidades”.completa a catadora.

Desde as primeiras tratativas com a administração municipal, o MNCR apoiou no desenvolvimento do projeto para o município e formação da cooperativa, através de capacitações e assessorias.

Participaram também da solenidade, os Secretários Municipais, Vereadores, Cooperados,e integrantes do MNCR.