COOMCAT REALIZA A 1° EDIÇÃO DRIVE THRU – COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA

mncr
Publicado 09/07/2021 15:35 Última modificação 09/07/2021 15:34

Neste sábado, 10 de julho, acontece a 1° edição do Drive Thru – Coleta Seletiva Solidária, na Praça Getúlio Vargas, ao lado da CDL, centro de Santa Cruz do Sul.

O objetivo do Drive Thru – Coleta Seletiva Solidária é arrecadar resíduos recicláveis, estimulando na comunidade santa-cruzense, atitudes de sustentabilidade e respeito à saúde do nosso planeta, conscientizando a sociedade para um problema maior, o descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.

Através da tecnologia social da coleta seletiva solidária, realizada pela Coomcat em Santa Cruz do Sul, os resíduos recicláveis coletados na comunidade, comércio, indústrias, organizações da sociedade civil, órgãos municipais, estaduais e federais, contribuem juntos para a construção de um sistema justo e sustentável, que possibilita a preservação ambiental, economia as cofres públicos e geração de trabalho e renda para dezenas de famílias que sobrevivem da catação.

No Drive Thru – Coleta Seletiva Solidária, a comunidade poderá entregar: papel, papelão, plástico, garrafas pet, vidro, óleo de cozinha usado, sucata de ferro como bicicleta, geladeiras, ferro e afins, eletroeletrônicos, isopor, metais.

Para facilitar o atendimento aliado às medidas de prevenção contra o coronavírus, o condutor não precisará descer do veículo para descartar os itens separados. Basta ir até o local e entregar aos organizadores.

Na oportunidade será lançado o Projeto Separe – Coleta de resíduos eletroeletrônicos e óleo de cozinha saturado, uma parceria da Cooperativa Coomcat com o Fundo Social da Sicredi Vale do Rio Pardo. O objetivo do projeto é utilizar contentores para melhorar os índices de reciclagem no município de Santa Cruz do Sul, promover a educação ambiental e contribuir com a inclusão sócio econômica das catadoras(es) de materiais recicláveis da Coomcat.

O Drive Thru – Coleta Seletiva Solidária, conta com o apoio do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR, Fórum de Ação pela Coleta Seletiva Seletiva Solidária – FACS, Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (​ANCAT), Plataforma Reciclar pelo Brasil, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade – SEMASS, Fundação Luterana de Diaconia -FLD, Fundo Social da Sicredi Vale do Rio Pardo, Lixo Zero Santa Cruz do Sul, Recicle, DCE Unisc e Fupasc – Fundação para Proteção Ambiental de Santa Cruz do Sul.



Serviço

Evento: 1° Drive Thru – Coleta Seletiva Solidária

Local: Praça Getúlio Vargas, ao lado da CDL, em Santa Cruz do Sul

Horário: das 8h às 12h

Data: 10 de Julho de 2021

Para mais informações: (51) 99524-7693