No date

Catadores formam primeira cooperativa em Santa Cruz

Os catadores de materiais recicláveis do município deram um passo importante na busca da qualificação do seu trabalho. Em assembleia realizada na manhã de sábado, fundaram a Cooperativa Mista de Coleta e Reciclagem de Materiais Orgânicos e Inorgânicos Reaproveitáveis, Produção e Industrialização de Hortigranjeiros, Floricultura, Educação Ambiental e Aquisição de Bens Necessários à Vida dos Catadores de Santa Cruz do Sul (Coomcat).



Até agora, a organização do setor vinha sendo realizada pela Associação Ecológica dos Catadores de Materiais Recicláveis, que tinha 50 associados. Conforme Fagner Antônio Jandrey, que foi escolhido como coordernador geral, a criação da Coomcat vai trazer um avanço significativo no trabalho do grupo e na proteção do meio ambiente de Santa Cruz. Ressaltou que, com a nova figura jurídica, será ampliado o trabalho de capacitação dos associados, através de convênios que existem em nível nacional e estadual, e será possível se habilitar em projetos e na busca de recursos.



Explicou que a criação também era uma necessidade para formalizar acordo com a Prefeitura. A partir de março, a nova entidade vai implantar um projeto-piloto de coleta seletiva nos bairros Avenida, Cohab, Margarida/Aurora e Monte Verde. “Vamos recolher o material, fazer a reciclagem e promover a venda”, explicou.







TREINAMENTO



Durante este mês, os associados vão receber um treinamento e, posteriormente, vão visitar as residências para explicar o projeto e solicitar que as famílias deixem os materiais inorgânicos separados. O produto será recolhido por um caminhão, uma ou duas vezes por semana. “Se recebermos eles limpos, nosso trabalho será facilitado e ainda conseguiremos um preço melhor no mercado”, frisou Jandrey.



A cooperativa dos catadores tem sede na Rua Dona Carlota, Bairro Dona Carlota. Ela conta com o apoio do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Unisc, Uergs e Prefeitura.


Fonte: Gazeta do Sul