Catadores de Santa Cruz iniciam a coleta seletiva Solidária

Nem a chuva nem o vento pararam o movimento na manhã dessa quarta-feira (12/12/2012). Foi o primeiro dia de Coleta Seletiva Solidária em Santa Cruz do Sul-RS. Em clima de grande entusiasmo, 20 catadores saíram uniformizados em seus carrinhos para coletar e informar a população sobre a maneira correta de separar o material reciclável. Com o lema “Você separa, nós coletamos” estabeleceu-se, porta a porta, o compromisso entre comunidade e catadores. Ótima receptividade. Parte das pessoas já esperava a chegada dos catadores, amplamente anunciada por TV e rádio. A experiência piloto está acontecendo em três bairros. Até 2014 a coleta seletiva solidária deve abarcar a cidade toda e possibilitar a inclusão de mais 100 catadores no programa municipal de Coleta Seletiva Solidária.

No dia 10 de Dezembro de 2012 foi assinado o contrato de prestação de serviços entre a COOMCAT e Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul – RS, resultado de muita luta de organização dos catadores e da participação da comunidade da cidade.  Os catadores são pagos pelo serviço de coleta seletiva por um preço fechado e fixado contratualmente.

A luta dos catadores de Santa Cruz pelo pagamento pelo serviço de coleta começou em 2009, ano em que o MNCR ajudou a fundar o FACS (Fórum de Ação Pela Coleta Seletiva) que envolvia a comunidade, universidade, sindicatos e movimentos sociais a luta pela implantação da coleta seletiva solidária na cidade.