Catadores de Santa Catarina reivindicam estrutura de apoio

Nei Manique
Publicado 15/06/2015 18:55 Última modificação 03/01/2017 17:35

Triagem nas coletas seletivas e construção de um espaço próprio foram as reivindicações apresentadas por dezenas de catadores na manhã desse sábado em Criciúma. A manifestação diante da Catedral São José foi organizada pelo Fórum Lixo e Cidadania e contou com representantes da categoria de outros municípios, entre eles Rio do Sul e Apiúna.

O fórum tem o apoio da Cáritas, Unesc, Ong Minha Rua, Cras Tereza Cristina, Banco do Brasil, Associação Criciumense de Catadores e Cooperativa dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis. De acordo com o coordenador

Adonai Pacheco Teixeira

, as duas entidades possuem instalações provisórias. "A prefeitura paga o aluguel para a Acrica e a Ctmar funciona numa dependência da Unesc", relatou.

Os catadores são reconhecidos por lei como prestadores de serviço com base na política nacional de resíduos sólidos. Em Criciúma, o material é coletado e repassado aos trabalhadores pela Famcri. "Infelizmente, parte do volume ainda vem com lixo doméstico", acrescentou Adonai. "Um pavilhão próprio irá qualificar a atividade e custará menos para o município, hoje forçado a pagar caro para enterrar o lixo em Içara."