Cata Paraná irá gerir iniciativa de logística reversa de embalagens

mncr
Publicado 17/02/2014 17:47

Catadores ligados a Rede Cata Paraná avançaram mais um passo na conquista de seus direitos ao assinar no ultimo dia 14 um termo de cooperação entre a Prefeitura de Maringá, Sindibebidas e Instituto Lixo e Cidadania para instalação da Central de Valorização de Materiais Recicláveis no Parque Industrial de Maringá.

Administrada pela Rede Cata Paraná a central irá receber, reciclar e comercializar embalagens de resíduos sólidos como garrafas PET, papel, papelão, latas, vidros etc., gerando trabalho e renda para os catadores.

A iniciativa atende à lei da logística reversa que compartilha a responsabilidade pelo ciclo de vida dos produtos com distribuidores, comerciantes, importadores, fabricantes e poder público.

Dividida em dois barracões com mais de 700 metros quadrados, a central é resultado da iniciativa público-privada que reúne a administração municipal, o Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado do Paraná (Sindibebidas), Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Instituto Lixo e Cidadania, e cooperativa CataParaná.

Para a construção e operacionalização da central, o Sindibebidas e demais parceiros irão investir R$ 2,5 milhões e em contrapartida o município investirá cerca de R$ 650 mil.

Entre as autoridades convidadas, estarão presentes Luiz Eduardo Cheida – Secretário do Meio Ambiente do Paraná, Margaret Matos de Carvalho – Procuradora do Trabalho do Ministério Público do Trabalho, Ministério Público do Paraná, Carlos Alencastro Cavalcanti – Presidente da Ong CataParaná, Marilza de Lima e Roselaine Ferreira – Representantes do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Waldomiro Ferreira da Luz – Presidente o Instituto Lixo e Cidadania, prefeitos e secretários municipais de Maringá e região bem como representantes de empresas de Maringá e região.