​Seminário discute avanços e desafios da Reciclagem Popular

Cerca de 300 pessoas reuniram-se no Seminário Catadoras e Catadores em Rede: Fortalecendo a Reciclagem Popular. Na ocasião, participantes, convidadas e convidados analisam o atual cenário da categoria no estado e desafios para os próximos anos. Já passaram pela mesa de debate: Cibele Kuss, secretária executiva da FLD, Melania Menezes, representante do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, José Leandro de Lima, diretor da Área Social da Petrobras, e Ary Pereira, coordenador do Comitê Interministerial de Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores da Presidência da República.

O avanço de catadoras e catadores no Brasil, o avanço na contratação de prestação de serviços e o fortalecimento das redes solidárias são alguns dos temas apresentados no Seminário Estadual de Catadoras e Catadores em Rede: fortalecendo a Reciclagem Popular.

A proposta foi  discutir sobre o atual cenário no estado e no país e avaliar o que houve em termos de avanços e quais são os desafios, especialmente no que se refere à gestão de resíduos sólidos, beneficiamento e comercialização em redes. 

Na tarde da quarta-feira, catadoras e os catadores do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis estiveram envolvidas e envolvidos em uma série

de atividades. Após concluir o seminário Catadoras e Catadores em Rede: Fortalecendo a Reciclagem Popular, partiram para uma manifestação pelo Centro Histórico de Porto Alegre em luta pela Coleta Seletiva Solidária. O final da manifestação foi no Palácio do Governo, onde representantes do Movimento foram recebidas e recebidos para tratar do assunto. A principal preocupação, no momento, é sobre a possibilidade de incineração de lixo que tramita na cidade de Cachoeirinha/RS.