Redes de Catadores em Goiás recebem caminhões para reforçar trabalho

16-06-2015

Membros do MNCR participaram no dia 11 de junho da solenidade para entrega oficial de oito caminhões baús doados a duas cooperativas de catadores cadastradas no Programa Goiânia Coleta Seletiva, da administração municipal. As instituições - Central Uniforte e Central Cecooreg - foram beneficiadas, cada uma com quatro unidades, por meio do cumprimento do Termo de Ajuste de Conduta firmado entre o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) e a empresa Cargill - indústria do ramo de alimentos.

O presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Ormando José Pires Junior, salientou que as cooperativas são merecedoras da doação e, certamente, farão bom uso dos equipamentos. “Nossa coleta está normal, mas toda ajuda que chega é bem-vinda. Com a conquista destes caminhões, vamos aumentar a nossa capacidade de coleta. Nós vamos continuar trabalhando junto com as cooperativas, temos uma frequência, rotas traçadas e parcerias firmadas. Então, novamente, quem sai ganhando com estas doações é a população”, ressaltou Ormando.

Para o promotor de Justiça do MP-GO, Juliano Barros, a doação resulta em significativo ganho para as instituições. “As cooperativas e seus cooperados precisam ser independentes. Com estes caminhões, eles vão conseguir ganhar mais autonomia e gerir os trabalhos. É tudo uma questão de tempo e organização”, destacou o promotor.

Evento ocorreu no auditório da empresa Cargill, onde também participaram do ato o diretor de Gestão Ambiental da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Henrique Laber, trabalhadores das duas cooperativas e suas respectivas presidentes - da Central Uniforte, Nair Rodrigues Vieira e, da Central Cecooreg, Lorena Zemir.

Na oportunidade, Nair Rodrigues agradeceu as doações e também a presença de todos os colegas de trabalho. “Este é um momento muito importante para todos nós. Estamos crescendo e ganhando força. Temos que valorizar e comemorar este ganho. Estamos todos de parabéns”. Já Lorena Zemir aproveitou para dizer que, mesmo tendo hoje em Goiânia duas centrais diferentes, elas são muito unidas, e ganham - a partir de agora - maior independência com os caminhões. “Não vamos decepcionar quem tanto se esforçou para nos ajudar. Vamos buscar parcerias e trabalhar muito”.