1º encontro Estadual de catadores de material reciclável de Mato Grosso do Sul

Foi realizado em Mato Grosso do Sul, no auditório da Funasa, o 1º Encontro Estadual de Catadoras e Catadores de Material Reciclável do estado, no dia 16 de maio. Com o objetivo de debater assuntos relativos à criação da rede estadual das cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis do estado.

 

O evento reuniu cooperativas, associações e afins, que estão se formando na região para unir forças e alcançar melhorias para essa categoria. Durante a reunião foi discutido a formação de uma rede, que funcionará como uma central, possibilitando melhorias em itens como segurança para saúde, organização, gestão técnica e financeira, qualificação pessoal, entre outras melhorias, mas principalmente na valorização dos preços pagos pelos materiais coletados.

Estiveram presentes no encontro, o superintendente estadual da Funasa, Aristides Ortiz, o técnico do Serviço de Educação em Saúde Ambiental (Sesam), Gregório Correa, e a diretora executiva da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol), Neli Medeiros. Para o técnico Gregório Correa “a formação da rede possibilitará alcançar parcerias com instituições que desenvolvem projetos voltados à qualidade de vida”.

Após a realização dos debates, foi promovida a leitura do estatuto e efetuada a eleição dos cargos. Foi eleito como presidente da rede, Eduardo Cardoso, que também é representante da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Bairro Nova Campo Grande (Coopernova). Também foi escolhido por meio de votação o nome da rede, que ficou definido em Central das Cooperativas da Rede Solidária de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis de Mato Grosso do Sul.