20º Natal dos Catadores em Brasília é marcado pelo avanço de políticas públicas e acordos com empresas

Nesta sexta-feira, dia 22, Brasília se tornou palco de uma grande celebração com o tradicional Natal dos Catadores e População de Rua junto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na oportunidade, além de uma ceia de Natal, preparada pelo Coletivo Banquetaço, os seguintes termos de compromisso foram assinados, com o objetivo de garantir inciativas que promovam o desenvolvimento socioeconômico de catadores em todo o país:

– Termo de cooperação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para repasse de imóveis para organizações de catadores de materiais recicláveis.

– Projeto Conexão Cidadã, que vai disponibilizar cinco unidades móveis de atendimento a catadores e catadoras para acesso a programas sociais, assistenciais, políticas públicas, capacitação e especialização profissional, em cinco cidades: Belo Horizonte, Curitiba, Recife, Natal e Brasília. A primeira etapa será financiada pela Fundação Branco do Brasil. O projeto foi proposto a partir do exemplo do HUB da Cidadania – realizado na cidade de São Paulo, em parceria com o Instituto HEINEKEN.

– Novo Cataforte: acordo de cooperação com previsão inicial de 60 milhões, no início do próximo ano. Serão desenvolvidas ações conjuntas para o fortalecimento e estruturação de cooperativas de catadores (as) de modo a possibilitar a isenção no mercado de reciclagem , consolidando – as  de forma competitiva como prestadoras de serviços das políticas públicas da coleta seletiva e resíduos sólidos da logística reversa.

Com o Instituto HEINEKEN, foi firmado um acordo para ampliação do projeto HUB da Cidadania, iniciado em São Paulo neste ano de 2023, e com expansão para outras localidades. Com a AMBEV, assinatura de protocolo de intenções para a contratação de cooperativas e prestação de serviços de coleta de embalagens geradas durante o carnaval 2024 em cidades como Salvador, São Paulo, Recife, Belo Horizonte e Florianópolis.

Ao final do evento, foi realizado um “Banquetaço”, em parceria com o Grupo Prerrogativas e a Campanha Gente é Pra Brilhar Não Pra Morrer de Fome, além do apoio da Coca-Cola – uma das patrocinadoras do evento.

“Tudo o que eu quero é que as catadoras e os catadores parem de ser invisibilizados na sociedade. Quero vocês orgulhosos do trabalho fundamental que vocês fazem”, enfatizou o Presidente Lula, aos milhares de catadores e catadoras presentes a Arena BRB Mané Garrincha.

Ceia de Natal com o Coletivo Banquetaço e Grupo Prerrogativas

Parceiros de longa data na luta pelo direito humano à alimentação, este é o segundo ano de ações do Grupo Prerrogativas juntamente com a Campanha Gente é Pra Brilhar com os catadores e o Presidente Lula. “A parceria tem sido decisiva no fortalecimento de iniciativas de arrecadação de alimentos e recursos para a promoção do direito humano à alimentação saudável e adequada”, resume a chef e ativista Simone Gomes, membro da coordenação da campanha Gente é Pra Brilhar.

O Coletivo Banquetaço tem se tornado prática dos movimentos populares nesses momentos em que é necessário se falar da democratização da alimentação saudável, com alimentos da agricultura camponesa e mostrando que é possível alimentar toda população brasileira com comida de verdade e fruto da Reforma Agrária. Neste encontro, será preparado um menu especial para tradicional ceia de Natal.

Promovida pelo MNCR – Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, a ANCAT – Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis e o Movimento Nacional da População em Situação de Rua, o almoço de Natal reuniu 2000 catadores (as), moradores em situação de rua e autoridades.

“Com enorme orgulho temos o prazer de receber o Presidente Lula, que é amigo dos catadores e catadoras, em mais uma edição do Natal  e anunciar os avanços para o próximo ano”, destacou o catador e presidente da ANCAT, Roberto Rocha.

Neste ano, com o tema É hora da conta fechar!, a Expocatadores reuniu 2000 catadores (as) de todo o país, num encontro sobre a gestão de resíduos sólidos e reciclagem, com a desses profissionais – protagonistas da logística reversa do Brasil. É a maior edição já realizada, contemplando feira de negócios do cooperativismo solidário, palestras, oficinas, entre outras atividades, a serviço da economia circular e da transição justa.

Veja mais fotos do Natal

Leia as demandas do MNCR entregues ao Governo Federal