Socializando Conhecimentos e Saberes

Durante a palestra sobre estudos acadêmicos voltados para o fortalecimento da reciclagem popular, o secretário executivo do Conselho Estadual da Economia Popular Solidária, José Ribeiro Gomes, destacou o trabalho e a condição de vida dos trabalhadores de catação como algo que vai muito além da simples dimensão da reinserção deste público na sociedade por meio da renda. “Este público, em sua trajetória sócio histórica, carrega as manifestações da questão social, pois o preconceito, a desigualdade, a exclusão social e a negação dos direitos estão presentes na trajetória de vida destes trabalhadores”, afirmou.

De acordo com a pesquisa divulgada durante a palestra, conclui-se que a processualidade e metodologia do trabalho dos catadores apresentam várias expressões da contradição e exploração da relação entre capital e trabalho, com destaque para a informalidade.

“Pensar a superação da precarização do trabalho dos catadores seria angustiante se de fato efetivassem as políticas qualitativamente, ou seja, promovendo e garantindo aos trabalhadores da catação o acesso aos direitos sociais e trabalhistas”, finalizou.