Lula participa da ExpoCatadores e destaca protagonismo da categoria

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, na noite da última segunda-feira (28), da ExpoCatadores, evento que acontece em Belo Horizonte e reúne debates, palestras e atividades culturais em torno da reciclagem e da educação ambiental. Lula celebrou os 15 anos do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), reafirmou a importância da categoria e lembrou a criação do Comitê Interministerial de Inclusão dos Catadores de Lixo (CIIS) no primeiro ano de seu governo, em 2003.

Lula destacou a luta do movimento pelos direitos dos catadores e catadoras de todo o Brasil. “Conseguimos fazer com que houvesse a compreensão de que era possível vocês acreditarem em um governo e que também era possível esse governo acreditar em vocês. Sinto que a evolução do movimento é uma obra do crescimento político de vocês. O grande mérito é de cada mulher e de cada homem que aprendeu neste país a catar papel”, avaliou.

O ex-presidente também ressaltou que a participação das camadas populares na retomada do crescimento da economia brasileira é fundamental e disse que ainda falta muito para conquistar, mas valorizou os avanços dos últimos 15 anos. “Nós provamos que era possível dar dignidade ao povo. Se a gente quiser resolver a economia deste país, a gente tem que colocar os pobres dentro do Orçamento da União. Sem isso, não tem solução.”

Luiz Henrique da Silva, membro da coordenação nacional do MNCR, reforçou a união da categoria, da qual ele muito se orgulha. “Quando olho pra trás e falo dos 15 anos do movimento, costumo dizer que naquela época eu vivia do lixo, morava no lixo e era tratado como lixo. Eu tinha tudo para não dar certo, mas, além das entidades parceiras, eu tinha meus companheiros que me davam força para continuar caminhando”, comentou.

Luiz Henrique afirmou que a realidade dos catadores melhorou muito nos últimos 15 anos, mas ainda há muito o que ser feito pelo movimento, que seguirá firme pela garantia dos direitos adquiridos. Ele também lembrou o processo de retrocesso pelo qual passa o país. No entanto, frisou o compromisso de luta e a esperança do movimento. “Fomos golpeados, mas não derrotados. Gostaria de dizer aos companheiros que é possível acreditar. Agradeço o compromisso de todos eles”, finalizou.

Catadora do Rio de Janeiro e membro da coordenação nacional do MNCR, Claudete Costa também discursou no evento. Ela frisou a importância do governo de Lula para sua trajetória e de todo o movimento no Brasil. “Ser catadora de materiais recicláveis é a minha profissão e eu tenho muito orgulho. Vivi em situação de rua e fui resgatada através do governo Lula”, disse.