Expo Catadores 2015 chega ao fim

No dia em que finalizou a sexta edição da Expocatadores, cerca de 1200 catadores e catadoras de todo o Brasil e de outros países latino-americanos participaram da Marcha Nacional, no Centro de São Paulo. Segundo Alex Cardoso, da equipe de articulação do MNCR, a manifestação teve o objetivo de chamar atenção do poder público e da sociedade para a importância do trabalho dos catadores para o meio ambiente, por isso esse trabalho precisa ser valorizado e colocado como prioridade. Nossas cooperativas precisam ser contratadas e pagas por esse trabalho de coleta que fazemos hoje gratuitamente”, afirmou

Os temas da marcha foram a contratação e pagamento por serviços prestados pelos Catadores de Materiais Recicláveis, os direitos garantidos na lei 11.445/2007 (Lei Federal do Saneamento Básico); infraestrutura e desenvolvimento tecnológico das cooperativas e associações de catadoras e catadores; fechamento dos lixões e punições as prefeituras que ainda não tiveram ações pra fechar seus lixões com inclusão total dos catadores; a Reciclagem Popular e a Gestão de Resíduos - Programa Nacional de Investimento na Reciclagem Popular – PRONAREP; e aprovação da PEC 309 - aposentadoria especial.

Após o ato, os catadores seguiram para o última dia da sexta edição da Expocatadores, que aconteceu no Centro de Exposições Anhembi (SP), entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, reunindo aproximadamente quatro mil catadores e catadoras brasileiros e de outras nações.

O último dia do evento foi marcado pela assinatura do contrato de prestação de serviços de coleta seletiva, entre o prefeito de Itapira (SP), José Natalino Paganini e a Associação dos Coletores de Resíduos Sólidos de Itapira – ASCORSI. De acordo com ele, há quatro anos o município avança no compromisso da lei de Resíduos Sólidos. “Começamos a partir de uma situação precária, mas hoje contamos com um barracão de 1300 metros quadrados. Nosso objetivo é avançar ainda mais com esta causa justa e nobre”, afirmou.


Foto: EPS / MNCR

O coordenador do MNCR, Roberto Rocha, parabenizou a iniciativa do prefeito de Itapira (SP) e enfatizou a importância do envolvimento de todas as prefeituras na causa. “Precisamos que as prefeituras abram os olhos e sigam o exemplo de Itapira”, afirmou ao completar com agradecimentos a todos os apoiadores da sexta edição da Expocatadores. “Espero que tenhamos mais resultados nas próximas edições do evento”, finalizou.

José Aparecido Barbosa, gerente da Responsabilidade Social da Petrobras participou da finalização do evento. “O país vai continuar trilhando o caminho do desenvolvimento de todos os brasileiros para que sejam reconhecidos como cidadãos, para que nossos filhos tenham uma vida mais digna do que nós”, destacou.

Durante todas as edições da Expocatadores, acontece a solenidade de Natal entre o ex-presidente Lula, a presidente Dilma Rousseff e os catadores, porém devido a questões de agenda, não foi possível contar com a presença das autoridades. Lula encaminhou uma carta que foi lida pela representante do MNCR no Paraná, Marilza Aparecida. “ Hoje vocês têm um papel fundamental na implementação de políticas públicas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira, como é o caso da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, afirmou por meio da carta. Dilma trouxe palavras ao público por meio de vídeo, ressaltando que manterá o compromisso com os catadores, que já existe há mais de uma década.

O Gupo Parangolé fechou o evento com músicas e encenações que levaram todos à reflexão sobre o Natal, com a mesma animação e energia de todos os dias que estiveram presentes no evento.