ExpoCatadores 2024 celebra a inclusão dos catadores como protagonistas da cadeia da reciclagem
São Paulo, dezembro de 2024 – Com o tema “Reciclagem Popular: Inovação Sustentável na Era da Revolução Tecnológica e da Crise Climática”, a ExpoCatadores 2024 acontecerá de 18 a 20 de dezembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo. Consolidada como o principal evento da cadeia da reciclagem, a 11ª edição reforça a importância e o protagonismo dos catadores e catadoras de materiais recicláveis, promovendo inclusão socioprodutiva e debatendo os principais desafios e avanços do setor.
Organizada pela ANCAT (Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis), Movimento Nacional dos Catadores (MNCR) e UNICATADORES, a ExpoCatadores se tornou um grande ponto de encontro entre trabalhadores, setor privado e setor público, criando oportunidades de negócio, fortalecendo parcerias e impulsionando a reciclagem popular como eixo essencial da economia circular e do ESG (práticas ambientais, sociais e de governança).
Durante os três dias de evento, os participantes poderão acompanhar uma extensa agenda de palestras, painéis de debates e apresentações, abordando inovações tecnológicas, crise climática, direitos dos catadores e novos modelos de negócio. Segundo Roberto Rocha, presidente da ANCAT e catador:
“Os catadores e catadoras são os protagonistas da reciclagem no Brasil, mas ainda lutam por reconhecimento. A ExpoCatadores é um espaço único onde fortalecemos nossa voz, mostramos o valor do nosso trabalho e discutimos caminhos para um futuro mais sustentável. Vivemos um momento urgente, com os desafios climáticos e tecnológicos avançando, e precisamos estar unidos, criando parcerias sólidas que tragam inovação, dignidade e resultados concretos para o setor.”
Destaques da Programação
A ExpoCatadores 2024 promove atividades técnicas e culturais para mais de 3 mil participantes, representando 26 estados brasileiros:
– Painel com o Ministro Márcio Macedo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, sobre investimentos governamentais voltados à reciclagem.
Temas essenciais:
– Tratado Mundial dos Plásticos, com foco na redução da poluição dos oceanos.
– Crise Climática e seus impactos diretos na vida dos catadores, com exemplos como as enchentes no Rio Grande do Sul e a seca na Amazônia.
– Logística Reversa, economia circular e reciclagem de resíduos orgânicos como novas oportunidades de negócios.
– Direitos dos catadores, desafios enfrentados no acesso à Justiça e governança sustentável.
Além da programação técnica, o evento contará com atrações de destaque:
– Show do Ilê Aiyê, o primeiro bloco afro do Brasil, que se apresenta no dia 19 às 20h30, celebrando a cultura afro-brasileira e a inclusão social através da música.
– Cine UNICATADORES, com exibição de curtas e documentários sobre a trajetória e a luta dos catadores, sob supervisão do MNCR, com debates conduzidos pelos próprios protagonistas.
– Plenária das Mulheres Catadoras do Brasil, destacando o empoderamento feminino e a liderança das mulheres na cadeia da reciclagem.
– Oficinas do Reciclar Pelo Brasil – maior programa de logística reversa inclusiva do país, gerenciado pela ANCAT e 16 empresas.
O evento culmina com a entrega do Selo Amigo do Catador, que homenageia personalidades e instituições que se destacam na promoção da inclusão socioprodutiva e valorização dos catadores.
Clique Aqui para conferir a programação completa da ExpoCatadores 2024.: