Protesto no Alto São João, Ceará

Na tarde desta terça-feira(19/07), catadores e catadoras de materiais recicláveis do lixão de Russas, localizado na comunidade do Alto São Joao, realizam ato

de protesto reivindicando retirada de matérias recicláveis pelos garis durante coleta pública, prejudicando o trabalho dos mesmos que sobrevivem apenas da renda retirada do trabalho de catação.

Durante o ato,pneus foram queimados impedindo a entrada dos carros do lixo. Após intervenção de militares, foi acordado que nesta quarta-feira(20/07),as 9:00h,no galpão cultural do Alto São Joao, representantes da empresa terceirizada,limpex, irao se reunir com a categoria de Catadores/as para discutir a pauta de reivindicacao.

Segundo os manifestantes, caso não se chegue a um acordo,o protesto terá continuidade,causando sérios transtornos ao município. A expectativa é que possibilite o início de uma discussão acerca da implementação da Política Nacional de Residuos sólidos, com coleta seletiva é inclusão sócio produtiva dos catadores/as, considerando acima de tudo a situação desumana e indigna que vivem os catadores/as que atuam no lixao, que apontam demandas urgentes e necessárias que devem acontecer a curto prazo.