MNCR busca poder legislativo para incentivo aos catadores e catadoras

Representação do Movimento Nacional dos Catadores e Catadoras participa de reunião com o deputado estadual Zé Nunes na manhã desta quarta-feira, 04/03 para dialogar sobre o andamento de proposições relacionadas a categoria catadora na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Uma das questões tratadas foi o projeto de lei (PL) que proíbe a incineração de resíduos recicláveis no Estado, que com a aprovação do novo Código Ambiental Estadual precisa ser revisto.

Outro tema que foi levantado é a necessidade de se construir um amplo debate da sociedade sobre a participação das organizações de catadores/as na gestão dos resíduos nos municípios.

“Temos umas das leis mais avançadas do mundo em relação a gestão de resíduos sólidos, porém ainda sem grande implementação, e o pior, em alguns casos a deturpação desta lei e das prioridades que estão nela”, comenta o militante do movimento Alex Cardoso, em relação as propostas de incineração dos resíduos, invertendo a lógica da Política Nacional de Resíduos Sólidos-PNRS, que estabelece uma ordem de prioridade para o tratamento de resíduos: não geração, redução, reuso, reciclagem e destinação ambientalmente adequada.

Ficou encaminhado que será organizado um evento inicial para retomar o debate sobre a gestão dos resíduos, para que possa agregar mais setores, outros deputados e deputadas para pensar uma alternativa que incentive e impulsione a implementação da PNRS no Estado.

“Sou muito simpático a ideia de criarmos uma frente de atuação, para criar na assembleia e fora dela, iniciativas que tenham um resultado positivo e real na vida das pessoas. Estou empenhado para que a reciclagem e valorização dos catadores e catadoras aumente cada vez mais”, afirma o deputado Zé Nunes.

Uma nova reunião de trabalho será realizada para planejar as ações e discutir algumas propostas iniciais para que um programa de investimento na Reciclagem Popular se construa no Rio Grande do Sul.