Nota pública: bloqueio do Complexo de Reciclagem do DF. Por pagamento justo, já.

Na manhã dessa quinta-feira, dia 06 de julho, as catadoras e catadores do Complexo de Reciclagem do Distrito Federal, em Brasília, paralisaram suas atividades e bloquearam os acessos ao local, impedindo a entrada e saída de caminhões contratados pelo Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU), autarquia do Governo Distrital do DF. A ação decidida pelo coletivo de cooperados que prestam serviço no Complexo reivindica melhores condições de trabalho e pagamento junto pelos serviços de coleta, triagem e destinação final dos resíduos reciclaveis.

Buscamos um contrato de serviços com valor justo que permita pagar os custos de manutenção do espaço público e custos operacionais e de logística do Complexo. Há dois anos as cooperativas e catadores veem arcando sozinhos com os custos de manutenção do prédio, administrativo, impostos, logística de vendas, entre outros.

Denunciamos que a SLU vem ao longo na semana pressionando as cooperativas a assinarem a renovação de contratos sem terem tempo para a leitura ou análise de assessoria jurídica. Também não tem permitido a negociação de valores e termos dos contratos em situação de flagrante abuso de poder. Os valores não são reajustados desde 2017 fazendo com que as cooperativas entrem em um estado de endividamento. Esse situação se soma a crise gerada com a queda no valor de venda dos materiais recicláveis no mercado. Algumas indústrias e atravessadores deixaram de comprar os materiais. Com isso a renda das catadoras e catadores não tem chegado a meio salário-mínimo.

Por essa razão exigimos uma ação urgente do Governo do Distrito Federal para:

- Garantir a renda digna para a categoria;

- Reajuste e reequilíbrio financeiro justo dos contratos de prestação de serviços;

- Condições melhores de trabalho com manutenção dos equipamentos;

- Custeio das despesas do Complexo de reciclagem pelo Governo do DF;




CENTCOOP-DF - Central das Cooperativas de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis do DF

MNCR – Movimento Nacional dos Catadores/as de Materiais Recicláveis