Nota política - Porto Alegre - RS

Nós, catadoras e catadores representantes de milhares de profissionais no mundo, denunciamos mais uma ação de limpeza social e criminalização da pobreza promovida pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, RS. No dia 14 de julho, na Vila dos Papeleiros, uma operação do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) apreendeu carrinhos de catadores de materiais recicláveis promovendo a destruição e inutilização dos equipamentos de trabalho em via pública, para desespero dos trabalhadores e trabalhadoras que assistiram o fato. 

É muito grave essa violação dos direitos humanos e se soma a uma série de políticas discriminatórias contra a população de catadoras e catadores da cidade, por isso, exigimos intervenção imediata e o fim do tratamento degradante contra os pobres da cidade. 

O município tem demonstrado sua incapacidade em lidar com a inclusão produtiva da categoria e com a eficiente gestão dos resíduos sólidos do município, assim como oferecer serviços públicos de qualidade para a população e dar respostas efetivas frente a situações de calamidade pública, como as enchentes. O ataque aos mais fragilizados é uma forma de desviar o foco dos verdadeiros problemas da cidade. 

Convocamos a sociedade a repudiar as decisões da administração pública sob as ordens do prefeito Sebastião Melo, assim como mobilização concreta das autoridades públicas frente a essas injustiças. 

Pelo direito à cidade!

Por uma Política Pública que reconheça e valorize o trabalho de todas as catadoras e catadores!

Contra a criminalização da pobreza!

Lutar , Criar, Reciclagem Popular!

MNCR - Movimento Nacional dos Catadores/as de Materiais Recicláveis