Nota de solidariedade aos Catadores Sulafricanos

Irmãs e irmãos, somos solidários a luta da categoria pela reciclagem, pelo direito ao trabalho e a vida. Aqui no Brasil bem como em vários países do mundo, a luta acirrada, mas não desistimos e sabemos que nossa unidade e nossa solidariedade nos dão força para vencer.

A reciclagem é uma das formas de mitigação da destruição da natureza bem como uma eficiente forma de gerar trabalho, inclusão, solidariedade e principalmente empatia social. No diminuindo muito as distancias sociais, aproximando gerador e catador.

Desta forma exigimos que as autoridades, principalmente o Conselho de Coordenação Nacional bem como a sociedade da cidade de Gauteng, na África do Sul, reconheça, apoie e fortaleça as catadoras e catadores de materiais recicláveis, deixando que possam ter acesso ao trabalho, bem como alimentos e materiais de proteção individual. Que reconheçam a diversidade cultural e principalmente apoiem aos trabalhadores refugiados que querem sobreviver com seu trabalho, que cessem toda a violência policial, que assegurem o direito e o acesso a água potável para beber e para higiene, que garanta espaços como galpões para armazenar os materiais recicláveis principalmente nestes tempos de pandemia.

 

Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR