Nota de solidariedade ao MST e a Escola Nacional Florestan Fernandes
07 de novembro de 2016
Nós, catadores a catadoras de materiais recicláveis todo o Brasil, manifestamos nossa solidariedade ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e a Escola Nacional Florestan Fernandes diante dos ataques bárbaros sofridos no dia 04 de novembro por parte da Polícia Civil do Estado de São Paulo e Paraná. Temos no MST uma referencia de movimento social que luta pela democratização do acesso a terra e organização produtiva do campo. Por isso, defendemos a responsabilização das autoridade envolvidas e a liberdade para os presos políticos.
Vivemos um momento de flagrante violação de direitos básico que revela uma falsa democracia instalada em nosso país após o golpe parlamentar que tirou o mandato da Presidenta Dilma Rousseff e prossegue com um desgoverno que promove o desmonte do Estado e perda de direitos conquistados historicamente pela classe trabalhadora.
A PEC 241, chamada agora no Senado de PEC 55, é uma das manobras para retirar direitos básicos e instituir privilégios ao setor financeiros que são sustentados pelo Estado com pagamento injusto de juros da dívida pública.
Reafirmamos nosso compromisso na luta e resistência ao golpe e denunciamos a criminalização dos Movimento Sociais.
Lutar, criar, Reciclagem Popular!
Lutar não é crime!
Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis - MNCR
União Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do Brasil - Unicatadores