Nota de Repúdio a postura da Prefeitura de Santa Cruz do Sul - RS

Viemos através desta nota manifestar veementemente nosso repúdio as ações de representantes da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, ocorridas na manhã do dia 09/03/2022 em frente ao Palacinho da Prefeitura, sede do executivo municipal.

Na ocasião estava agendada uma reunião entre representantes da Cooperativa de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis de Santa Cruz do Sul-COOMCAT com a prefeita Helena Hermany.

A comissão que representa a cooperativa estava na frente da prefeitura conversando com alguns de seus associados, quando foi interpelada pelo sr. Valmir José dos Reis, atual Secretário de segurança e mobilidade urbana. Em suas atitudes demonstrou truculência e intimidação com apertos de mão exageradamente fortes, “soquinhos” no ombro e dizendo que “hoje não vai ter bagunça”. Além disso dirigiu comentários racistas a uma catadora presente.

Quando a comissão foi chamada para ser recebida, a prefeitura se negou a permitir a entrada do assessor e companheiro Alex Cardoso da Comissão Nacional do Movimento Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais recicláveis e de Melissa Lenz assessora e apoiadora da cooperativa pela Fundação Luterana de Diaconia.

Diante de tamanha arbitrariedade, membros da cooperativa decidiram não entrar sem os apoiadores e assessores. Lembrando que estes apoiadores foram e são fundamentais para que a cooperativa se desenvolvesse e se tornasse uma das referências nacionais na prestação de serviço na gestão de resíduos sólidos.

Infelizmente a administração municipal vem tomando rumos cada vez mais excludentes e não democráticos nas suas ações, desta forma conclamamos toda sociedade de Santa Cruz do Sul e também do País e de outras partes do mundo a se somar a essa mobilização em defesa da dignidade das catadoras e catadores de materiais recicláveis da Coomcat.

Estas posturas autoritárias, humilhantes e discriminatórias não podem ser consideradas normais. E por conta destas injustiças que manifestamos nosso total repúdio ao acontecido. E esperamos a retratação da Prefeitura Municipal e que as autoridades competentes tomem providências em relação a esta questão.

Santa Cruz do Sul, 10 de março de 2020.

Movimento Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis- MNCR