Nova Unidade de Triagem e transbordo é inaugurada em Viamão - RS

Em tempos em que grandes empresas privadas buscam ganhar espaço na gestão de resíduos sólidos, tentando a todo custo convencer a opinião pública e os gestores que a privatização é a única e melhor saída, a cidade gaúcha de Viamão aposta no investimento em iniciativas locais de desenvolvimento sustentável.

O local que há alguns anos era utilizado como aterro municipal, no Passo do Morrinho, interior de Viamão, e que atualmente é utilizado como transbordo dos resíduos domiciliares, recebe um grande investimento na sua estrutura para se tornar uma referência nacional de reaproveitamento e reciclagem de resíduos sólidos.

A proposta foi elaborada pela Cooperativa de Catadores e Catadoras de Viamão- Coovir em parceria com a atual gestão da Prefeitura Municipal. Através desta, buscou-se o investimento necessário e formalizado os acordos para que o município receba uma das mais eficientes estruturas de triagem e transbordo do país.

A solenidade que contou com a presença de diversas autoridades, aconteceu na manhã de sexta-feira(21/01/2022), na ocasião foi assinado a ordem de início das operações.

Uma das entidades presentes foi o Ministério Público do Trabalho-MPT-RS. “Para nós é uma grande alegria saber dessa inauguração, uma obra que é uma referência no país inteiro, mas muito mais do que a obra em si, é o que ela representa para os catadores/as e o meio ambiente. Aqui se espera que se tenha uma atuação ambiental muito responsável, mas também, um lado social muito importante de gerar renda com dignidade para os trabalhadores/as, e uma condição de saúde e segurança para que eles trabalhem com tranquilidade.” Comenta o procurador do trabalho Rogério Fleschmann.

Da precariedade a qualidade

Anteriormente a obra, local contava com uma estrutura precária de trabalho, inclusive beirando a insalubridade. Gerando muitos passivos ambientais e quase nenhum reaproveitamento dos resíduos que podem e devem ser processados e reintroduzidos na cadeia produtiva. Outro aspecto importante é que com o investimento na cooperativa de catadores/as, os resíduos cumprem também seu papel de insumo social, como está descrito na Política Nacional de Resíduos Sólidos- PNRS (2010), gerando trabalho e renda para inúmeras famílias.

Com a nova estrutura, inicialmente pretende-se atender as 150 t diárias que passam pelo local, com possibilidade de expansão com o passar do tempo. Inicialmente 40 novos postos de trabalho serão gerados. Além da parte operacional do serviço, a unidade também contará com refeitório, cozinha, lavanderia, escritórios, salas de lazer e capacitação, com foco voltado no desenvolvimento e bem estar do catador/ar.

Outro aspecto inovador, é que foi inserido ao empreendimento, um espaço que servirá para visitação agendada de grupos e instituições, visando a conscientização ambiental da população.

Com padrões de tecnologia e inovação diferenciada, o local foi projetado para durar no tempo e além de ser um local prazeroso de trabalho, ter uma eficiência nos seus resultados produtivos.

“Hoje é um grande passo, um marco no município de Viamão que vai entrar pra história. Porque de fato os protagonistas da história que são os catadores/as, tiveram o privilégio de conseguir conquistar esse projeto, e conseguir concluir ele e executar. Agora é trabalhar para conquistar os resultados que projetamos, gerando trabalho digno para as pessoas e cuidando do nosso meio ambiente.” comenta a Coordenadora da Coovir Laura Lemoyne.