O que é a Reciclagem Popular?

É um projeto produtivo que visa a distribuição da riqueza, do poder e dos conhecimentos gerados a partir dos resíduos.

O principal objetivo é combater a desigualdade nesta cadeia, f

azendo com que as organizações autogestionárias ocupem todos os elos do ciclo produtivo, desde a coleta até a industrialização do material reciclável, garantindo a gestão integrada dos resíduos. Esse objetivo é coerente com a defesa do meio ambiente e a economia dos recursos naturais

, garantindo a gestão compartilhada do resíduos, na qual todos os agentes da cadeia, incluindo fabricantes até as industrias autogestionárias recicladoras, façam seu papel de garantir prioritariamente a defesa do meio ambiente e a economia dos recursos naturais.

Para que a reciclagem popular

possa ser ampliada e fortalecida

, propomos a criação de um Programa Nacional de Investimentos na Reciclagem Popular – PRONAREP, que deverá introduzir uma politica de financiamento estruturante as organizações de catadores, organizados em todos os níveis, superando a logica de concorrência feita por editais. Este financiamento deve apoiar desde as pequenas associações de catadores que ainda estão em cima dos lixões, assim como aquelas que estão em processo de comercialização coletiva, através de suas redes

e aquelas que estão realizando a industrialização do material reciclável.

Este apoio deve ter o objetivo de fortalecer o crescimento dos catadores para o desenvolvimento da cadeia produtiva,

tornando-a solidária e autogestionária.

Este programa deve articular as diferentes politicas sociais de educação, saúde, habitação, erradicação do trabalho infantil e assistência social para toda a população catadora, independente do seu nível de organização.

Na pratica, este programa é para apoiar aqueles catadores que mais precisam, que ainda estão desorganizados ou em cima do lixão.

Este programa será especialmente importante

para aqueles catadores que mais precisam, que ainda estão desorganizados ou em cima do lixão. Estes são os que mais precisam, mas são os menos atendidos. Queremos transformar a cadeia da reciclagem, que hoje se sustenta da exploração dos catadores, em fonte de inclusão e solidária.