MNCR se reúne com Ministra do Meio Ambiente

Representantes do MNCR estiveram em Brasília no dia 04 de abril em reunião de articulação com a Ministra do Meio Ambiente Izabela Teixeira. Entre as pautas discutidas, abordou-se o fechamento dos lixões até 2014 previsto na Lei 12.305. Os representantes expressaram sua preocupação em relação a inclusão social dos catadores, pois a maior parte dos municípios brasileiros não elaborou sua Planos Municipais de Gestão dos Resíduos Sólidos e não têm perspectiva de inclusão socioeconômica dos catadores após o fechamento definitivo dos lixões. Os representantes solicitaram que após o fechamento os catadores consigam dar continuidade ao trabalho com dignidade.

Foi chamada atenção também em relação às ações para a educação ambiental e coleta seletiva previstas na Política Nacional de Resíduos Sólidos. O MNCR solicitou um projeto nacional de conscientização esclarecendo o papel dos diversos atores na gestão compartilhada dos resíduos sólidos.

“Conversamos com Ministra também sobre a Conferencia Nacional de Meio Ambiente. Nossa intenção é garantir a maior participação dos catadores nas discussões. Temos uma preocupação especial em discutir a Logística Reversa nas Conferencias, pois a sociedade civil precisa discutir esse assunto também. A Ministra se mostrou preocupada de se colocou a disposição para ajudar” declarou Roberto Laureano, representante da Equipe de articulação do MNCR.

O MNCR voltou a chamar atenção do Ministério em relação ao lobby de empreendimento de incineração dos resíduos disseminados em diversas regiões do país. Reforçou ainda atenção do Ministério sobre os acordos setoriais de logística reversa e que as cooperativas de catadores possam ser protagonistas dos serviços de coleta e destinação desses resíduos.

A reunião abordou o tema de incentivo a atividade da reciclagem e isenção de tributos, bem como a participação das organizações de catadores nos serviços de coleta da copa das Confederações e Copa do Mundo.